Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe inscrições para a 5ª Edição de Mérito Extensionista “Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho”



 

Em 2008, a Pró-reitoria de Extensão da UFSM propôs a criação do “Mérito Extensionista – Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho”, em edição anual, como reconhecimento público ao trabalho realizado por membros da comunidade universitária, através de Ações de Extensão de reconhecida contribuição à comunidade local e regional, e de valorização da memória do Dr. José Mariano da Rocha Filho, o reitor fundador da UFSM. Em 2012, a solenidade de premiação das ações do Mérito Extensionista ocorrerá no dia 13 de dezembro, às 9h, na sala 218, segundo andar do prédio da Reitoria. A premiação será feita por meio de certificado de reconhecimento institucional e brindes (equipamentos de informática) oferecidos pela UFSM. As inscrições para esta edição estão abertas até o dia 23 próximo. 

A sistemática de submissão de ações foi baseada em uma escolha anual de três áreas temáticas de extensão, feita pela Câmara de Extensão da UFSM, a partir de 2008; indicação de até duas Ações Extensionistas por parte das Unidades Universitárias – Centros de Ensino, Escolas do Ensino Médio e Tecnológico e Hospitais Universitário e Veterinário, perfazendo um total de até 28 Ações, para concorrer nas 3 áreas temáticas previamente definidas; encaminhamento das Ações para serem julgadas por comissão externa (consultores ad hoc), constituída por representantes de categorias profissionais, entidades representativas da cultura, associações corporativas e entidades de aporte social comunitário, que deverá considerar a significação social e/ou cultural e/ou econômica do objeto da ação extensionista no município ou na região, além de objetivos, pertinências metodológicas e informações sobre a população beneficiada e resultados comprovados da ação. Atualmente, a UFSM conta com 11 Áreas Temáticas de Extensão, as quais já foram contempladas em edições anteriores do Mérito Extensionista. Com isso, este ano, inicia-se um novo ciclo de premiações, cujas Áreas Temáticas consideradas serão Cultura, Educação e Saúde.

Para concorrer ao Mérito Extensionista, os interessados devem acessar a página da Pró-reitoria de Extensão (www.ufsm.br/pre) e realizar o download do formulário de inscrição. Após preenchê-lo, este deve ser entregue, impresso e em meio digital (CD-ROM), junto aos Gabinetes de Projetos. Os Gabinetes de Projetos têm autonomia para definir horários e prazos para as inscrições, considerando a data limite para a submissão das Ações de Extensão, suas especificidades e organização das secretarias, devendo publicar seus cronogramas em locais de fácil visualização, bem como os informando à Pró-reitoria de Extensão. Os gabinetes de Projetos e Comissões de Extensão também têm autonomia para desenvolver diretrizes específicas quanto ao processo de inscrição e seleção das Ações de Extensão, com base nas particularidades de cada Unidade, tendo como parâmetro a Ficha de Avaliação disponibilizada pela Pró-reitoria de Extensão. A data limite para a submissão dos trabalhos será 23 de novembro. 

Cronograma – Encerrado o período de submissão, as Comissões de Extensão das Unidades Universitárias deverão se reunir para julgar e indicar duas Ações de Extensão que representarão as respectivas Unidades, concorrendo ao Mérito Extensionista. Após a indicação pelas Comissões de Extensão, os Gabinetes de Projetos deverão encaminhar à Pró-reitoria de Extensão a documentação (impressa e digital) das Ações de Extensão, até dia 27 próximo. No dia 28 de novembro, a Pró-reitoria de Extensão encaminhará a documentação das Ações Indicadas a consultores ad hoc, os quais deverão devolvê-las até 7 de dezembro. As demais Ações de Extensão encaminhadas à Pró-reitoria de Extensão receberão certificados com o status de “Destaque Extensionista”, durante a solenidade de entrega do Mérito Extensionista. 

As Ações de Extensão deverão ser avaliadas com base na ficha de Avaliação disponível em www.ufsm.br/pre ou aqui

Inscrições – Ao preencher a Ficha de Inscrição, os coordenadores deverão indicar a Unidade Gestora Responsável (UGR) e o nome do chefe de Departamento da Unidade onde os equipamentos da premiação ficarão lotados. As Ações inscritas deverão, obrigatoriamente, estar registradas no SIE/UFSM, como Ação de Extensão, contemplando as Áreas Temáticas de Cultura, Educação ou Saúde. As Ações que não atenderem a este critério serão desclassificadas.

O material a ser apreciado pelos julgadores será de no máximo em 3 laudas, devendo conter: significação social e/ou cultural e/ou econômica do objeto da ação extensionista no município ou na região; clareza dos objetivos; pertinências metodológicas; efetiva participação, respectivamente, de professores, técnico-administrativos e alunos; informações sobre a população beneficiada; resultados comprovados da ação.

História

No histórico do Mérito Extensionista constam as seguintes Ações contempladas:

*2008:

– Ação “Festival Internacional de Inverno da UFSM”, com os coordenadores: Angela Maria Ferrari; Ana Lúcia de Marques e Louro; Guilherme Sampaio Garbosa;

– Ação “Projeto de Ação Social Amigo do Carroceiro”, sob coordenação de Luis Antonio Sangioni;

– Ação “Ciência Viva – UFSM: Um polo Difusor de Ciência”, coordenação de Hugo Tubal Schmitz Braibante.

O homenageado especial da primeira edição do Mérito Extensionista foi o professor Ubiratan Tupinambá da Costa, pelos relevantes serviços prestados a UFSM na coordenação institucional do Projeto Rondon.

*2009:

– Ação “A viagem de Kemi”, de coordenação da professora Dra. Marta Regina Lopes Tocchetto;

– Ação “Núcleo de estudos sobre agricultura familiar”, com coordenação do professor Dr. Danilo Rheinheimer dos Santos;

– Ação “Banco de sementes comunitário em propriedades familiares vinculadas ao projeto Esperança/Cooesperança”, coordenada pelo Prof. Ms. Abel Penerai Lopes.

Nesse ano, também foram homenageados: o reconhecimento póstumo da atuação extensionista da Professora Marisa Oliveira Natividade e pelos 10 anos de atuação do Pré-vestibular Popular Alternativa.

*2010:

– Ação “Geração de Renda e Inclusão Social Através da Atividade Leiteira entre os Agricultores Familiares no Município de Palmeira das Missões/RS”, coordenada pelo professor Rogério Fôlha Bermudes;

– Ação “Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen”, de coordenação de Cláudia Herte de Moraes;

– Ação “5º Simpósio de Arte Contemporânea: Poéticas Digitais”, com coordenação da Profa. Nara Cristina Santos.

O homenageado especial do Mérito Extensionista em 2010 foi o professor Ênio Guerra, do Centro de Artes e Letras, pela atuação e coordenação, juntamente com o professor Marco Antônio de Almeida Penna, da ação de extensão “Concertos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria na Região Sul”.

*2011:

– Programa Social Cidadão UFSM/CEFD e Prefeitura Municipal de Santa Maria/SME, coordenado pelo professor Rosalvo Luis Sawitzki;

– Projeto Educação com & para Mídia: uma Prática de Sustentabilidade Social e Política, que tem como coordenadores os professores Rosane Rosa e Luciano Mattana.

O homenageado especial do Mérito Extensionista em 2011 foi o diretor da Editora da UFSM, professor Honório Nascimento, pela sua trajetória frente a inúmeros projetos de extensão junto ao atual Departamento de Ciências Sociais. 

Mais informações podem ser obtidas através do ramal 8366 ou diretamente com os Gabinetes de Projetos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7875

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes