Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Corpus realiza conferências com especialista em manuscritos de Emile Benveniste



 

O Laboratório Corpus de Fontes de Estudo da Linguagem dá continuidade, segunda-feira (12), à sua empreitada de realizar 10 conferências com temas de Linguística e de Literatura. Trata-se do 19º Seminário Corpus. Para este evento, a convidada especial é Irène Finoglio, pesquisadora do ITEM – L'INSTITUT DES TEXTES ET MANUSCRITS MODERNES, do renomado Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), de Paris (França).

Serão duas conferências: a primeira, às 9h, Le Corpus Benveniste pour la recherche, e, logo após, às 11h, Présentation sur la génétique du text avec application aux manuscrits de linguistes et en particulier Benveniste. Às 14h30min, uma reunião de trabalho dá continuidade ao singular encontro. A presença da notável pesquisadora só está sendo possível, conforme a coordenadora do Laboratório Corpus, professora Amanda Scherer, devido a um esforço coletivo do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), do Centro de Artes e Letras (CAL), do Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL) e aos vários setores diretamente ligados às Letras, à Linguística e à Literatura na UFSM.

O currículo de Irène Finoglio mostra um percurso vasto e respeitável pela incursão teórica, de onde destacamos: manuscritos de Linguística, a enunciação na gênese dos textos, aplicação da linguística enunciativa e os estudos dos processos de escritura. Entre os objetivos de sua equipe estão os de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa,  fundamentalmente, nas Ciências da Linguagem e, significativente,  nas Ciências Humanas quanto à aplicação da genética textual aos manuscritos de linguistas e de desenvolver os estudos teóricos da enunciação escrita para os estudos teóricos da enunciação genética dos textos.

O Laboratório Corpus destaca ainda que a convidada faz parte da equipe “Génétique du texte et théories linguistiques” [Genética do texto e teorias linguísticas] do Institute des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), que abre este campo e visa a empreender estudos nos diferentes acervos de arquivos e manuscritos de linguistas paralelamente a uma exploração específica do acervo Émile Benveniste da Biblioteca Nacional da França (BnF). É no âmbito desse trabalho inovador da crítica genética que esta contribuição se encontra. O aspecto diferencial, que se poderia antecipar, é que os acervos de arquivos no campo da linguística não foram objeto, até o presente, de uma exploração mais sistemática. Há somente incursões em acervos específicos, como o de Saussure, ou algumas pesquisas feitas em função da necessidade de um ou outro pesquisador.

Para os integrantes do Laboratório Corpus, esta será a primeira ação conjunta que deverá dar início a uma relação de cooperação entre os dois laboratórios que, entre outras atividades, se interessam por pesquisa em arquivos, acervos e manuscritos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7887

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes