Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CEPE decide sobre reserva de vagas para o Vestibular 2012 na UFSM



Em reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) ocorrida na manhã desta sexta-feira (9), foi votada, entre outras pautas, a retificação do edital do concurso Vestibular 2012 para adequá-lo ao novo sistema de reserva de vagas.

Em votação, foi aprovado o parecer da Comissão de Legislação e Normas do Cepe (apresentado pelo relator Leandro de Oliveira) por 23 votos a 16. Dessa maneira, serão 34% das vagas do Vestibular 2012 destinadas a alunos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

O resultado não atendeu ao que propunha o parecer de vista, liderado pela relatora, representante da bancada dos estudantes, Adriele Manjabosco. O pedido de vista havia sido feito na reunião extraordinária do Cepe, realizada na última quarta-feira (7), e defendia que, ainda neste ano, 50% das vagas fossem destinadas aos alunos vindos do ensino público. “A UFSM, diferente de outras universidades, não parte do zero, somos referência nacional em relação à democratização do acesso. No momento que estagnamos nos 34%, vamos abaixo do esperado e não avançamos", afirmou em sua fala o conselheiro da bancada dos estudantes, José Luiz Zasso.

Segundo o decreto Nº 7.824/2012, a implantação das cotas deve se dar gradualmente, sendo que o mínimo de 50% deve ser atingido em quatro anos. Ou seja, 12,5% no primeiro, 25% no segundo, 37,5% no terceiro e 50% no quarto ano.

O reitor Felipe Muller destacou que “Nós, na UFSM, já chegamos a praticamente três anos em termos de atendimento da lei. Nós temos hoje 34% já reservados para estudantes de escola pública. Entendemos que essa é uma discussão que deve ser levada com muita parcimônia durante o ano que vem para que, efetivamente, nós continuemos a ser referência em termos de acessibilidade, democratização do acesso e assistência estudantil”.

Reopção de Reserva de Vagas

Poderão fazer a reopção de reserva de vagas os candidatos inscritos no Vestibular 2012 (tanto pelo Processo Seletivo Único quanto pelo Processo Seletivo Seriado), pela Ação Afirmativa A, Ação Afirmativa C ou Sistema Universal.

A Ação Afirmativa A se refere aos candidatos afro-brasileiros; a Ação Afirmativa C aos candidatos que realizaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) brasileira e o Sistema Universal que compreende os candidatos que não se enquadram nas Ações Afirmativas ou não desejam participar do Vestibular por meio delas.

Atenção!

O candidato da Ação Afirmativa A que não realizar a reopção de reserva de vagas passa a concorrer, automaticamente, pelo Sistema Universal.

O candidato da Ação Afirmativa C que não realizar a reopção de reserva de vagas passa a concorrer, automaticamente, como egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para fazer a reopção pela reserva de vagas, os candidatos inscritos no Vestibular 2012 terão o prazo de 14 a 26 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas com a Coperves, pelo telefone 3220-8170.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7926

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes