Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ciclo de Cinema Histórico inicia sua 32ª edição nesta segunda-feira



 

Nesta segunda-feira (12), inicia o 32º Ciclo de Cinema Histórico, com o tema "Um Oriente Médio em Conflitos".

O projeto "Ciclos de Cinema Histórico" é um projeto de extensão da UFSM, que está no 8º ano, com a coordenação Geral do professor do Departamento de História, Diorge Alceno Konrad, e organização Geral do professor de História da Unifra e técnico-administrativo da UFSM, Alexandre Maccari Ferreira. Conta com a colaboração dos professores da UFSM, Glaucia Vieira Ramos Konrad, Rogério Ferrer Koff, Carlos Blaya Perez, Carlos Henrique Armani e Vitor Otavio Fernandes Biasoli, além dos acadêmicos de graduação e mestrado de Arquivologia e História, Carla Saldanha da Silva, Janaína Lopes Vedoin, Ismael Baptista Vincensi, Lucas Loch Moreira, Mateus Capssa de Lima e Thiago Tolfo.

Os filmes que serão exibidos nesta edição são:

* Guerra ao terror (The Hurt Locker), EUA, 2008, 131’, com direção de Kathryn Bigelow, nesta segunda-feira (12), no auditório do CCSH, às 19h.

Sinopse: J. T. Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de explosivos, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida. O longa foi premiado com o Oscar de Melhor Filme.

Comentários: professor Adjunto do Departamento de História, Carlos Henrique Armani.

* Lemon tree, ISR/ALE/FRA, 2008, 106’, com direção de Eran Riklis, terça-feira (13), às 19h, no auditório do CCSH.

Sinopse: A viúva palestina Salma se vê em maus lençóis quando passa a ter como vizinho o Ministro de Defesa de Israel. O exército exige que a plantação de limões dela seja derrubada, por supostamente ameaçar a segurança do político. Indignada com o fato, ela resolve ir à luta. Para defender seus limões, Salma conta com o advogado Ziad Daud, que a ajuda a levar o caso ao conhecimento da Suprema Corte. O embate judicial provoca interesse na solitária Mira Navon. Ela é mulher do Ministro que deseja a derrubada dos limoeiros e acaba por estabelecer um laço com a nova vizinha. Lemon Tree é do mesmo diretor de A Noiva Síria e foi premiado como Melhor Filme pelo júri popular do Panorama no Festival de Berlim de 2008.

Comentários: militante da Causa Palestina, Abdel Ramah e a professora Adjunta do Departamento de História, Neida Regina Ceccim Morales

* O dia do perdão (Kippour), ISR/FRA/ITA, 2000, 123’, com direção de Amos Gitai, nesta quarta-feira (14), às 19h, no auditório do CCSH.

Sinopse: Em 6 de outubro de 1973, quando a Guerra do Yom Kippur é declarada, Amos Weinraud (Liron Levo) e seu amigo Ouzi Cantoni dirigem-se às colinas de Golam e juntam-se à uma unidade da força aérea israelense, ficando encarregados de um helicóptero. Sua missão é transportar mortos e feridos, ou resgatar soldados perdidos em território inimigo. No dia 10 de outubro, 23º aniversário de Amos, o helicóptero é atingido por um míssil. Todos ficam feridos e os dias que se seguem são extremamente traumáticos.

Comentários: doutorando em História da UFRGS, Rafael Quinsani 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes