Mídia, discurso e homossexualidade estarão em debate no Seminário Corpus

O Laboratório Corpus dá continuidade à série de dez jornadas de trabalho ao longo do segundo semestre de 2012, com a participação de diferentes conferencistas de linguística e literatura. A quarta jornada ocorre na próxima segunda-feira (19), tendo como convidado o professor Alexandre Ferrari, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Às 9h, ele vai ministrar uma conferência sobre o tema “Mídia, discurso e (homo)sexualidade”; à tarde, a partir das 14h, participa do encontro “Conversas com o Pesquisador”. Ambas as atividades ocorrem no miniauditório do Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM, que fica na sala 3223 do Centro de Educação (CE) – prédio 16 do campus.

O professor Alexandre Ferrari tem graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor adjunto da Unioeste, com experiência na área de linguística (ênfase em análise do discurso), atuando principalmente nos seguintes temas: discurso jornalístico, efeito de sentido, análise do discurso, discurso e formação discursiva.

O professor é também um dos integrantes do Grupo de Trabalho Configurações Críticas: Homoerotismo e Literatura. Em sua obra, destacam-se estudos críticos, históricos e teóricos da literatura que abordam a homossexualidade, seja para intervir como crítica da cultura, seja para ressaltar os aspectos de textos que dialogam com o homoerotismo. Além disso, neste trabalho, pesquisa retratos ficcionais modernos e contemporâneos sobre as identidades gays em histórias e memórias das ditaduras e pós-ditaduras.

Recentemente, uma iniciativa coordenada pelo professor Alexandre Ferrari proporcionou a sete acadêmicos do curso de graduação em Letras da Unioeste (campus Cascavel) a oportunidade de estudar em Portugal, na Universidade de Lisboa. Este intercâmbio é realizado por meio do Programa de Licenciaturas Internacionais, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações sobre o Laboratório Corpus encontram-se em sua página na internet: www.ufsm.br/corpus.