Grupo de pesquisa da UFSM recebe prêmio da Petrobras

Um projeto para a remoção simultânea de teores de nitrogênio e enxofre de hidrocarbonetos e suas misturas através do uso de ultrassom recebeu o Prêmio Inventor 2012 da Petrobras. Desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do Departamento de Química em cooperação com o Centro de Estudos em Petróleo da Universidade Federal de Santa Maria (CEPETRO), trata-se de um processo que visa à remoção de compostos sulfurados e nitrogenados poluentes do petróleo e de suas frações, responsáveis por problemas nos processos aplicados nas refinarias e nos produtos acabados, como a gasolina e o óleo diesel.

Em relação aos compostos contendo enxofre, a queima dos combustíveis derivados do petróleo causa a emissão de gases nocivos, implicando em impactos ambientais e danos à saúde. Por esse motivo, muitos países, inclusive o Brasil, possuem uma legislação que exige teores mínimos desse elemento no óleo diesel e na gasolina. De acordo com o professor do Departamento de Química da UFSM e coordenador do projeto, Érico Marlon Moraes Flores, para atingir esses níveis é necessário “desenvolver processos mais eficientes, já que o processo convencional de remoção que utiliza altas temperaturas, pressão de hidrogênio e catalisadores caros não se mostra eficiente para a remoção desses contaminantes nos níveis requeridos, empregando as condições normalmente utilizadas nas refinarias brasileiras”.

Constatada a urgência e a importância dessa demanda foi assinado um termo de cooperação entre a Petrobras e a UFSM para o desenvolvimento do projeto que acabou por receber a premiação, propondo o emprego de ultrassom, combinado a reagentes de baixo custo para a remoção de enxofre e de nitrogênio com a eficiência necessária para atender à legislação. O processo premiado faz parte do projeto de estudos “Investigação da aplicabilidade de ultrassom para a melhoria da qualidade de petróleo e de suas frações”, iniciado em 2007 e, atualmente, em sua segunda fase.

Como o professor Érico explica e os prêmios e publicações ratificam, os frutos da dedicação e do trabalho já estão sendo colhidos. “Os resultados obtidos pelo projeto até o momento são promissores, o que se reflete na Premiação recebida em 2008 – Prêmio Petrobras de Tecnologia, nos diversos artigos publicados na literatura em revistas de relevância internacional, e no Prêmio Inventor 2012, recentemente recebido”.

Além de contribuir para a redução do impacto ambiental decorrente da queima de combustíveis derivados do petróleo, a proposta apresentada pelo grupo de pesquisa minimiza possíveis danos à saúde pública resultantes das emissões e poluição atmosférica e auxilia na busca por processos tecnológicos mais eficientes nas refinarias.

O coordenador do projeto acrescenta ainda que o recebimento de prêmios como este é fundamental para incentivar a busca por processos e produtos novos, despertando o interesse dos alunos para o desenvolvimento de estudos com o rigor da pesquisa científica, da responsabilidade e da ética. “Considerando as dificuldades relacionadas com a melhoria de um processo em que várioslaboratórios de países de primeiro mundo estão envolvidos, a premiação é um reconhecimento da capacidade da UFSM em desenvolver pesquisas em um nível elevado e competitivo, em que a competência e o domínio de técnicas avançadas são fatores muito importantes”, finaliza.

Além do professor Érico, participam do projeto Edson Müller, Valderi Dressler e José Neri Paniz, professores do Departamento de Química e líderes do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais; Matheus Nunes, aluno de Pós-Graduação; e Fábio Duarte (FURG) e Paola Mello (Unipampa), colaboradores, ambos ex-alunos da UFSM e integrantes do LAQIA.

Na solenidade de recebimento do Prêmio Inventor 2012, ocorrida no dia primeiro de novembro no Rio de Janeiro, estiveram presentes Érico Moraes Flores, Valderi Dressler, José Neri Paniz e Fábio Duarte, acompanhados do Vice-Reitor da UFSM, professor Dalvan Reinert e do Pró-Reitor de Planejamento, Charles Prade.

Repórter:

Camila M. Cargnelutti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.