9ª edição do Cartucho inicia sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (23) e segue até domingo (25), a 9ª edição do Cartucho, Encontro de Cartunistas Gaúchos, A abertura será no auditório da Cesma, às 20h30min, com show de Gisele e Maninho. O evento contará ainda com a presença de Renato Canini, "pai" do Zé Carioc" e homenageado desta edição.

Há 4 anos, o Cartucho passou a abranger também os pequenos mestres do lápis, a criançada. O Cartuchinho foi pensado para divulgar a arte gráfica entre as crianças. Por meio de oficinas e palestras, nossos cartunistas Jô, Byrata e Elias levam para as escolas o desenho e o conhecimento de quem conhece bem essa arte. Neste mês de novembro, crianças das Escolas João Belém, Aracy Barreto Sachs, Celina de Moraes, Paulo Lauda e Diácono João Luis Pozzobom receberam o Cartuchinho. O resultado sai na revista Espoleta, com arte do Byrata, que será distribuida nas escolas e na abertura do Cartucho.

Para os Cartucheiros, o evento se parece com o festival da Barranca, que acontece em São Borja. Na sexta-feira a noite, durante a abertura do evento, é votado o Tema do Cartucho. Com essa informação, os participantes tem 24 horas para criar sua obra, seja ela um cartum, uma charge, uma tira. O resultado é exposto no terceiro dia, na Invernada do Humor, a exposição do Cartucho.

O Cartucho tem a sua revista, a Cartucheira, que traz trabalhos do ano anterior e a apresentação do homenageado. A publicação é distribuída durante o Cartucho.

A  9ª edição do Cartucho e 4º Cartuchinho conta com o Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, a promoção é do Curso de Desenho Industrial/UFSM, e o Patrocínio super especial é da Caixa Econômica Federal.