Palestras com professores de Goiás acontecem nesta terça

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) promove nesta terça-feira (27), a partir das 9h, palestras no auditório do LINCE (sala 3350 do Centro de Educação).

O programa é o seguinte:

9h – Metodologia(s): O que está (e como vejo) em jogo?, com a professora Irene Tourinho, da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Considerando a pesquisa como eixo que aglutina interrelações entre cultura visual, escola e cotidiano, o tema será desenvolvido a partir de reflexões que incluem formas de compreender e tomar decisões metodológicas no processo de pesquisa em educação da cultura visual. A discussão se apóia no pressuposto de que a docência é uma prática atrelada à pesquisa e, ao mesmo tempo, de que a pesquisa é uma prática que fundamenta, organiza e renova a docência. Pesquisa e docência tornam-se projetos de liberdade e emancipação quando se aliam com, e se desenrolam através da experiência estética/artística, pois é ela que faz mover nossa sensibilidade sensória, afetiva e imaginativa para efetivar transformações e mudanças nas práticas investigativas e de ensino/aprendizagem. As artes e as imagens criam, alimentam e fortificam possibilidades desafiadoras de pesquisa e de docência.

14h – Teoria em ato: reflexões sobre uma narrativa, com o professor Raimundo Martins, da UFG

Construída a partir de uma narrativa fílmica a palestra discute a noção de tempo como um artifício, uma invenção fabricada em função das necessidades da própria narrativa explicitando que o tempo das imagens, sejam elas fixas ou em movimento, nunca é uma reprodução ou reflexo do tempo real. A realidade das imagens sempre é definida pelo campo cultural e, por esta razão, representações imagéticas devem ser tratadas como símbolos/signos ideologizados que também se referem às identidades/subjetividades dos indivíduos. As maneiras como representamos o “outro’ e a nós mesmos dizem sobre quem somos, refletem relações entre posições de sujeito e identidade.

No final da tarde, acontece uma roda de conversa onde os organizadores autografarão a coletânea. O evento é gratuito e as vagas são limitadas conforme espaço físico.

Sobre os autores

Raimundo Martins e Irene Tourinho  são professores titulares da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura visual  e  pós doutores pela Universidade de Barcelona, Espanha.  Membros pesquisadores do GEPAEC/UFSM  e organizadores da coletânea “Educação da Cultura Visual” (2009, 2010, 2011 e 2012) publicados pela Editora da UFSM.