Salão dos Analfabetos inicia sábado

Ocorre neste sábado (1)), às 20h, o vernissage de abertura do 2º Salão dos Analfabetos, no Ateliê da Estação, na Gare de Santa Maria. O evento, organizado por alunos e ex-alunos no curso de Artes Visuais, tem por finalidade incentivar a apreciação estética de uma arte acessível à qualquer pessoa, apresentando obras que não necessitam de texto ou qualquer outra ferramenta além da visualidade para desfrute. Busca, também, ofertar uma alternativa à uma produção artística vinculada a textos de linguagem hermética, inacessível mesmo à comunidade acadêmica.

Serão exibidas 15 das 41 obras inscritas de diversas partes do Brasil. Participaram da banca examinadora os artistas Alphonsus Benetti, José Francisco Flores Goulart, Lusa Rosângela Lopes Aquistapasse e Roberto Chagas. Segundo Alphonsus Benetti, "o Salão dos 'Analfabetos' aposta no sentido urgente da necessidade de outras alternativas viáveis à hegemonia de correntes da chamada arte contemporânea, uniformizadas e transvestidas de vanguarda".

A visitação do Salão dos Analfabetos é de 3 a 14 de dezembro, das 9 às 18h. A entrada é gratuita.