Após o prazo para reopção de cotas para os candidatos, com as novas regras de reservas de vagas definidas na retificação do edital do Vestibular 2012 da UFSM, foi divulgada nesta quinta-feira (29) a nova tabela de concorrência do processo seletivo. O curso de Medicina continua sendo o mais disputado: a concorrência saltou de 77,79 candidatos por vaga, conforme tabela anterior à reopção de cotas, para 135 candidatos por vaga na reserva de vagas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas (EP2), a cota mais concorrida em praticamente todos os casos*.
O presidente da Coperves, Celso Marques da Silva, explica que o aumento significativo do número de candidatos por vaga ocorreu porque a antiga cota para alunos de escolas públicas foi dividida em duas, conforme a renda dos candidatos, e com isso o número de vagas destinadas a alunos oriundos de escolas públicas que não são de baixa renda (cota EP2, "não social") caiu.
— Antes [a cota] era [para alunos oriundos de] escola pública, não interessava se era "social" ou "não social". Agora foi dividido ao meio. O número de vagas disponíveis para escola pública "não social" caiu, o número de candidatos variou um pouquinho para menos, mas essa variação não compensou a diminuição de vagas — comentou.
Ranking
No ranking dos cursos mais concorridos no Vestibular 2012 da UFSM, as cinco primeiras posições seguem ocupadas pelos mesmos cursos que figuravam no topo da lista antes da reopção de cotas. A diferença é que a Psicologia tomou a frente da Arquitetura e Urbanismo, e assumiu o segundo lugar, e a Engenharia Civil e o Direito Noturno também inverteram posições, no quarto e quinto lugar. Entre os menos concorridos, dois cursos têm menos de um candidato por vaga.
Confira os rankings abaixo e a relação candidato/vaga completa neste link.
Os 5 cursos mais concorridos:
1º. Medicina – 135 candidatos/vaga (na cota EP2)
2º. Psicologia – 89,5 candidatos/vaga (na cota EP2)
3º. Arquitetura e Urbanismo – 82,67 candidatos/vaga (na cota EP2)
4º. Engenharia Civil – 63,43 candidatos/vaga (na cota EP2)
5º. Direito – Noturno – 61,75 candidatos/vaga (na cota EP2)
Os 5 cursos menos concorridos:
1º. Geoprocessamento (Tecnologia) – 0,5 candidato/vaga (na cota EP2)
2º. Física (Licenciatura, Diurno) – 0,5 candidato/vaga (na cota EP2)
3º. Sistemas para Internet (Tecnologia) – 1 candidato/vaga (na cota EP2)
4º. Letras (Português e Literaturas, Bacharelado) – 1,75 candidatos/vaga (na cota EP2)
5º. Filosofia (Bacharelado, Noturno) – 2 candidatos/vaga (na cota EP2)
* As exceções são os cursos de Tecnologia em Alimentos e Pedagogia (Licenciatura, Diurno), que tem mais candidatos por vaga dentro da cota destinada a indígenas (Ação Afirmativa D), e o curso de Geoprocessamento (Tecnologia), cuja concorrência é ligeiramente maior para alunos oriundos de escolas públicas com cota social (EP1).
Repórter:
Bianca Zanella.