Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atens realiza assembleia para criação de sindicato nacional



Ocorre na segunda-feira (3), a Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Técnicos de Nível Superior (ATENS) para aprovação da fundação do sindicato da categoria. O evento acontecerá no Park Hotel Morotin, localizado na Faixa Nova no bairro de Camobi.

A ATENS foi criada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 1988. Foi a primeira Associação dessa classe no Brasil, pois havia dificuldade de representação dos técnico-administrativos de Nível Superior, junto aos órgãos governamentais e às próprias administrações de instituições.

Em 2009, foi criada a ATENS nacional, que passou a coordenar trabalhos de organização da Associação. No ano de 2011, foi realizado seu primeiro congresso, com a participação de técnicos de todo o país. Em função da classe não se sentir bem representada pelo sindicato do qual fazia parte, foi estabelecida a necessidade de criar um sindicato nacional.

Na Assembleia da próxima segunda-feira, o credenciamento dos participantes será das 8h até às 10h. Solicita-se que os participantes levem consigo comprovante de cargo, cópia do contracheque e documento de identificação com foto. Segundo o presidente da Atens local, Clóvis Senger, em um primeiro momento, ocorrerá a votação para aprovar a fundação do Sindicato (ATENS – Sindicato Nacional). Após, parte-se para o estatuto dessa nova entidade fundada, que já foi discutido dentro da categoria, depois de permanecer durante 45 dias disponível na página da ATENS nacional, recebendo sugestões e aprimoramentos. Todas as sugestões encaminhadas foram incorporadas ao estatuto por uma comissão que realizou um processo de seleção e organização.

Após a discussão e aprovação do estatuto, ocorre por último, a eleição de uma diretoria provisória com a duração de um ano desse novo sindicato nacional. Com a função de estruturar o novo sindicato e legalizá-lo, a diretoria fará um registro necessário junto ao Ministério do Trabalho, e também apresentará às autoridades competentes, como Ministério da Educação, e outros órgãos oficiais com os quais o sindicato irá deliberar questões relativas aos interesses da classe.

Repórteres:

Franciele Varaschini e Myrella Allgayer – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8288

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes