Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe da UFSM é vice-campeã da Competição Fórmula SAE Brasil



Estudantes da UFSM mostraram no último fim de semana que estão prontos para brilhar no apaixonante mundo dos projetos para carros de corrida. A equipe Formula UFSM foi vice-campeã da 9ª Competição Fórmula SAE Brasil-Petrobras, na categoria de motores a combustão. A competição ocorreu de sábado (30) a domingo (2), em Piracicaba (SP). Com a conquista, a equipe obteve o direito de representar o Brasil em junho de 2013 na competição internacional Formula SAE Lincoln, a ser disputada nos Estados Unidos, na cidade de Lincoln (estado de Nebraska).

Diferentemente de outras provas de automobilismo, a Fórmula SAE é uma competição universitária na qual o projeto do carro é avaliado como um todo, não contando somente a sua velocidade. Na categoria combustão, as equipes projetam e constroem protótipos monopostos do tipo fórmula, com motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 centímetros cúbicos. Nesta última competição, disputou-se pela primeira vez a categoria de carros elétricos, os quais são movidos a bateria. A construção dos veículos deve obedecer às normas da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), entidade que promove a competição.

Na avaliação dos jurados, a Formula UFSM ganhou menção honrosa no quesito economia de combustível, obteve também a melhor pontuação no projeto dos freios e o seu carro foi o mais elogiado pelo design. Neste último quesito, o mérito é devido à Projetar, empresa júnior vinculada ao curso de Desenho Industrial da UFSM, a qual foi responsável pelo projeto da carenagem.

Os juízes da competição levam em conta ainda avaliações como ruído, custo e inspeção técnica, assim como o desempenho do carro nas provas de aceleração e manobrabilidade e, principalmente, no enduro de resistência. Na categoria de motores a combustão, a equipe da Fundação Educacional Inaciana (FEI) ficou em 1° lugar entre as 26 participantes. Entre os carros elétricos, a campeã foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, aproximadamente 600 estudantes participaram da competição.

Criada em 2010, a Formula UFSM é formada por alunos de engenharia e Desenho Industrial, os quais são coordenados e orientados pelo professor Mario Martins, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Mais informações sobre a equipe encontram-se na página www.ufsm.br/formulaufsm. Outros dados sobre a competição estão disponíveis no endereço www.companhiadeimprensa.com.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8354

Publicações Recentes