Gestores da UFSM participam de curso de capacitação em Planejamento Estratégico na Administração Pública

O curso de capacitação em Planejamento Estratégico na Administração Pública foi oferecido aos gestores da Universidade Federal de Santa Maria nesta terça-feira (4). A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e a Pró-Reitoria de Planejamento organizaram o evento, que teve como palestrante convidado o professor da Escola Nacional de Administração Pública, Giovani Souza Filho.

Segundo Marcia Helena Lorentz, administradora da Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), o objetivo do curso era que o professor trouxesse as técnicas de planejamento para auxiliar os gestores da instituição nas tomadas de decisão, além de sensibilizá-los quanto à importância de planejar.

Os principais pontos tratados no curso se referem a três eixos: destacar a importância do esforço em modernizar a gestão, principalmente, a parte de planejamento e controle; mostrar como isso pode acontecer, que etapas devem ser percorridas para ter um ciclo de gestão funcionando nas organizações; e discutir formas para facilitar a implementação uma vez que essa novidade sempre encontra uma certa resistência.

O número de participantes no curso surpreendeu. "A turma era para ser de 30 pessoas, mas terminamos fechando o grupo em 41 pessoas, o que demonstra que o pessoal tem percebido a importância de parar para pensar e planejar as ações futuras", conta Marcia Lorentz.

O professor Giovani Souza Filho também se surpreendeu com a boa receptividade: "Fiquei muito surpreso positivamente com a receptividade, até porque em algumas organizações ainda existe resistência em relação a certos conceitos que são inovadores".

Fotos:

Ítalo Padilha.