Orquestra e Ballet Ivone Freire realizam espetáculo inédito em Santa Maria

A música e a dança juntam se para a realização de um projeto inédito na história dos 46 anos da orquestra: A execução do clássico do balé mundial: O Quebra Nozes.

A Sinfônica e o Ballet Ivone Freire compartilham o palco do Centro de Eventos do Park Hotel Morotin para a montagem desse clássico com músicas de Tchaikowsky na próxima quarta-feira (12), às 20h30min. O espetáculo contará com 43 músicos componentes da orquestra e 80 bailarinos da escola, com idade entre 7 e 47 anos.

Segundo a diretora artística da escola, Tatiana Freire, é uma experiência ímpar para os bailarinos, de dançarem acompanhados por uma Orquestra, porque isso só acontece com as grandes Companhias de dança nos grandes centros do mundo.

No dia 6 de dezembro, às 19h30min, no prédio da orquestra, será realizado o primeiro ensaio com os dois grupos juntos. Já na segunda (10), às 19h, acontece o ensaio geral no Park Hotel Morotin.

Os ingressos já estão disponíveis com o Ballet Ivone Freire (3027-7185) e com a Orquestra (3220-9223) e podem ser adquiridos em troca de um livro infantil ou infanto – juvenil.

A realização é da Lei de Incentivo a Cultura de Santa Maria com promoção do Ballet Ivone Freire e apoio da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria e UFSM.

Histórico do Ballet:

O Ballet Ivone Freire, criado há 52 anos, é uma das mais importantes e tradicionais escolas de dança de Santa Maria. Foi fundado no ano de 1961 por Ivone Freire, diretora da Escola, e já esteve filiado a várias entidades socioculturais, como clubes e conservatórios de arte da cidade.

Atualmente conta com ensino especializado de Ballet clássico, com aproximadamente 150 alunos, distribuídos em turmas de baby-class (primeiro nível infantil) até o nível avançado.

Desde 1993, o Ballet Ivone Freire vem mostrando obras do repertório mundial em seus espetáculos anuais e em 2001, realizou um de seus maiores sonhos: a criação da “Ivone Freire Cia de Dança”, com a qual participou do 20º Festival de Dança de Joinville, considerado o maior e melhor evento de Dança do país.

Histórico da Orquestra:

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria foi fundada em 1966, originalmente como Orquestra de Câmara da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, por iniciativa dos professores Frederico Richter e Jean Jacques Pagnot. É, ao mesmo tempo, um grupo artístico-musical com a finalidade de difusão da música orquestral e laboratório de música cuja finalidade é a formação do músico através da prática de orquestra. Atende atualmente as disciplinas de Orquestra Sinfônica (de I a IV) e DCG Orquestra Universitária (de I a IV), integradas com as disciplinas de Estudos de Orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, trompete, trompa, trombone e percussão) nos cursos de graduação em Música da UFSM.

Além da estrutura física e de pessoal, oferecida pela UFSM, a Orquestra é mantida por meio de bolsas fornecidas pela UFSM e colaboradores da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria (desde sua fundação, em 1988). Esses apoios e investimentos são essenciais para sua manutenção e desenvolvimento.

A Orquestra, há mais de 45 anos, vem desenvolvendo um trabalho qualificado de aulas, ensaios, oficinas e apresentações públicas, contextualizado em ações integradoras, contemplando o ensino, pesquisa e extensão universitária. Além de desenvolver e divulgar a cultura artístico-musical na/da UFSM e Santa Maria e região. Procura permanentemente o aperfeiçoamento da música orquestral sinfônica e sua difusão, oportunizando ao aluno de música uma singular experiência, focalizada na realidade profissional, preparando músicos que, posteriormente, vão fazer parte de importantes orquestras ou ser professores de música em escolas, institutos e universidades – uma ação de inclusão profissional.

Sobre a obra:

O enredo do Quebra Nozes se passa na casa da família Stahlbaum em uma noite de Natal. A protagonista Clara ganha um Quebra Nozes com aparência de um soldadinho. Após a festa a menina adormece ao lado do novo brinquedo e aí começa uma linda história de fantasia, magia, aventura e romantismo.

Escrito em São Petersburgo e apresentado a 18 de dezembro de 1892, o balé acontece em dois atos, com coreografia original de Marius Petipa (1818-1910), contém uma das músicas mais conhecidas de Tchaikowsky. Embora as suítes de balé sejam realizadas depois da peça pronta, a do Quebra Nozes foi elaborada ao mesmo tempo da composição da obra, e sua execução teve lugar bem antes da apresentação do Balé, a 7 de Março de 1892, sob a regência do próprio autor.