Vestibular 2012 da UFSM traz novidades em relação às edições anteriores

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de dezembro a Universidade Federal de Santa Maria realiza seu processo seletivo, que neste ano terá algumas mudanças. A principal delas diz respeito aos dias de aplicação das provas: em 2012 o vestibular será realizado de sexta-feira a domingo.

A coordenadora de eventos da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM (Coperves), Simone Marion, diz que todas as alterações foram realizadas a fim de garantir e melhorar o acesso dos candidatos aos seus locais de prova. “Tínhamos muita dificuldade para conseguir locais de prova. Para ceder espaço, as escolas que são nossas parceiras precisavam deixar de dar aulas durante uma semana, praticamente”. Com as mudanças esses problemas foram solucionados. Além disso, as provas nos finais de semana evitam o encontro do fluxo normal do trânsito da cidade com o intenso fluxo de vestibulandos.

O trânsito, aliás, é uma das grandes preocupações dos candidatos, especialmente daqueles que realizam a prova no campus da Universidade, em Camobi. Para isso, de acordo com Simone, a Polícia Rodoviária Federal – que é a responsável pela fiscalização do trânsito na Faixa Nova – afirma que duas horas antes do início das provas a rodovia deverá passar a funcionar em mão única, no sentido Centro-Campus. “É importante que a comunidade que utiliza essa faixa fique atenta a esses horários”, diz Simone. E para atender a demanda maior que a normal haverá horários extras no transporte coletivo.

A Coperves orienta que os vestibulandos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência aos seus locais de prova. Simone afirma que é importante que os candidatos atentem para as mudanças no horário das provas que neste ano, nos dois primeiros dias, 7 e 8 de dezembro, acontecem no turno da tarde, das 14h às 18h20min, e no terceiro dia, 9, das 8h às 12h20min e, das 16h às 18h.

Diferentemente de anos anteriores, em 2012 o candidato deve ir ao seu lugar exato de realização da prova. Até alguns anos atrás, no primeiro dia de prova o candidato podia fazer a avaliação em qualquer lugar. A partir deste ano isso não será mais permitido. Se o candidato não estiver no seu local de prova dentro do prazo máximo para a chegada ele será automaticamente desclassificado do processo seletivo.

O local de prova dos candidatos, tanto do processo seriado quanto do processo único, está disponível no site da Coperves desde o dia 28 de setembro. Porém, apenas chegar na hora e no local certo não garante ao vestibulando acesso à prova.  Para poder realizar a prova, o candidato deve levar os seguintes materiais: documento de identificação válido – o Manual do Candidato traz informações sobre quais são esses documentos – e uma caneta esferográfica de tinta preta.

O candidato que não apresentar um documento de identificação válido não poderá entrar no seu local de prova e estará automaticamente fora do processo seletivo. Se, por ventura, o vestibulando perder seu documento de identificação poderá realizar a prova mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência informando a perda do mesmo aos ficais de seu local de prova. O candidato poderá, ainda, levar materiais como lápis, borracha, relógio analógico, lanches e bebidas para a sala, mas eles deverão permanecer embaixo da cadeira do candidato.

Veja as principais orientações da Coperves para o Vestibular 2012 na apresentação abaixo:

Arrumando a casa

Simone Marion conta que o campus está sendo preparado para receber os vestibulandos da melhor maneira possível. Praticamente todos os prédios do campus serão utilizados para realizar as provas. A orientação da Coperves para aqueles candidatos que nunca estiveram no campus é que eles venham durante essa semana, antes dos dias de aplicação das provas, para conhecer os prédios e as salas em que realizarão o vestibular.

Para garantir apoio irrestrito aos vestibulandos, além da Coperves, a Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade também se mobiliza para garantir tranquilidade aos candidatos a uma vaga na UFSM: são montados esquemas para gerir todas as questões ligadas ao trânsito e à manutenção das salas de aula que serão utilizadas como locais de prova. É a ProInfra que se responsabiliza pelos estacionamentos – que estarão liberados no campus – pela garantia do número exato de classes, iluminação adequada e água nos banheiros.

Para aqueles candidatos que pretendem chegar cedo ao campus, Simone garante que medidas estão sendo tomadas para que não lhes falte nada. “Os candidatos podem vir pela manhã. A Coperves enviou a todos os restaurantes e lanchonetes a solicitação para que permaneçam abertas durante todo o período de provas, especialmente no domingo, quando teremos provas nos turnos da manhã e da tarde”, fala.

Além dos trabalhos anteriores aos dias de realização de vestibular , a Coperves oferecerá aos candidatos o Serviço de Apoio ao Vestibulando (Saves). Este serviço consistirá em uma estrutura montada em frente ao Centro de Ciências Naturais e Exatas voltada a retirada de dúvidas e orientações gerais. Na quinta-feira (6) à tarde esse serviço já vai estar funcionando, das 13h às 17h30min. Na sexta-feira (7), o Saves funcionará durante o dia todo.

Para mais informações, o candidato pode entrar em contato com a Coperves pelo telefone (55)3220-8170.

Repórter: Fernanda Arispe

Fotos: Luciele Oliveira