Professor do CEFD participa de evento que debate a Copa de 2014

Com o tema “Copa do Mundo da FIFA 2014: Impactos e legados esperados para o desenvolvimento das políticas públicas do esporte e lazer nas cidades brasileiras”, está ocorrendo de 04 a 07 de dezembro de 2012, a 10ª edição do Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte e Lazer e o 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas de Megaeventos Esportivos. Os eventos são sediados em Natal (RN), no auditório do campus central do IFRN.

Em paralelo aos seminários, acontece um Congresso Científico sobre a temática. Os trabalhos estão enquadrados nas seguintes linhas temáticas: atividade física e saúde, gestão de espaços públicos de esporte e lazer; políticas públicas de esporte e lazer; lazer, meio ambiente e urbanismo; políticas públicas e gestão mega eventos esportivos. O Centro de Educação Física e Desporto (CEFD/UFSM) participa do evento com um trabalho apresentado pelo professor Matheus Saldanha Filho.

O encontro tem o objetivo de debater assuntos relacionados às políticas públicas do esporte e lazer, e sua relação com a Copa do Mundo FIFA 2014. Na programação, sete mesas temáticas, uma palestra e uma mesa de debate, cujos temas são esporte, lazer, cultura, educação, ação social, saúde, sustentabilidade e a realização de megaeventos se correlacionarão ao longo das discussões.

Participam 500 pessoas, entre gestores de órgãos públicos e privados relacionados ao Esporte e Lazer; presidentes de fundações, federações e confederações esportivas; secretários municipais e estaduais de Esporte e Lazer e suas comissões; professores e acadêmicos universitários; profissionais e estudantes de educação física, lazer, turismo, relações internacionais, administração, direito; diretores de clubes; atletas; treinadores e afins.

O evento é uma realização da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014 (Secopa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.