UFSM é a 18ª melhor universidade do Brasil segundo ranking do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje (6) os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior, com dados relativos ao ano de 2011. No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições, a UFSM ficou na 18ª posição entre as melhores universidades do país. O Inep divulgou ainda as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Da UFSM, 26 cursos tiveram suas notas divulgadas. Os cursos de Ciência da Computação e Licenciatura em Matemática obtiveram o conceito 5 (o máximo possível) no Enade. Ficaram com conceito 4 os cursos de Engenharia Florestal (campus Frederico Westphalen) e Engenharia Mecânica, assim como as licenciaturas em Ciências Biológicas (campus Santa Maria), em Pedagogia e em Geografia. A lista dos cursos avaliados e seus respectivos desempenhos no Enade e no CPC pode ser acessada aqui.

A UFSM obteve nota 3,72 no IGC, classificando-se na faixa 4 (sendo 5 a máxima possível). Entre as universidades gaúchas, está na 3ª colocação. Ficou atrás da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, considerada a melhor do país neste ranking, e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, que está em 11° lugar. A lista das 20 melhores universidades do Brasil, segundo o IGC, pode ser conferida aqui.