Vestibular 2012 – Reitor Felipe Muller avalia a organização do vestibular 2012

Em entrevista para a TV Campus, o reitor Felipe Muller comentou que a prova começou bem, sem problemas de trânsito e com uma temperatura agradável. Muller ressaltou que o trânsito santa-mariense não é atípico só na época do vestibular. Assim, o novo horário das provas foi adaptado para ser na sexta e no sábado à tarde, e no domingo o dia todo, para concentrar um horário acessível e com um número reduzido de veículos.

Na questão da nova forma das provas, há muito mais inscritos no Processo Seletivo Seriado do que no Processo Seletivo Único. Além disso, a prova seriada não se restringe somente aos estudantes do ensino médio.

Fora do campus de Santa Maria, os novos campi estão bem consolidados na questão de infraestrutura e os cursos são muito bem estabelecidos pelo ENADE. O reitor também parabenizou todas as instituições fora de sede pelo excelente trabalho, e elogiou a administração que a COPERVES organizou para o funcionamento das provas.

Müller também ressaltou que o grande número de inscritos deste ano consolida a imagem da UFSM pelo ensino superior de qualidade. O aumento da procura pela universidade é proporcional ao aumento do número de vagas ofertadas pela instituição. Ele observa que a nova lei de cotas em universidades públicas, atinge o objetivo de incluir mais pessoas para uma maior permanência no ensino superior.

A novidade em 2012 foi o horário das provas. Dalvan Reinert comenta que anteriormente havia problemas de acesso, muitas pessoas tentavam chegar ao campus ao mesmo tempo. Em questão de logística, foi um acerto enorme para a organização do vestibular.

O presidente da Coperves, Celso Arami Marques da Silva fez projeções para o processo seletivo de 2013. Segundo Arami, “ o número de questões da prova irá mudar, irá aumentar”.

Foto: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo.

Repórteres: Franciele Varaschini, Leonardo Cortes – Acadêmicos de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.