Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vestibular 2012: Sábado sagrado, mesmo com Vestibular



 

Posso trazer um travesseiro? Essa foi a pergunta bem humorada de um candidato sabatista ontem a um dos fiscais de prova. Ele queria saber se poderia fazer o uso do acessório para descansar até às 19h desse sábado, horário a partir do qual a prova será entregue aos candidatos que, por preceitos religiosos, guardam o sábado para o descanso.

O segundo dia de provas do Vestibular 2012 começou hoje pontualmente às 14h. Mas para Adventistas do Sétimo Dia, Batistas e Judeus, o concurso só irá começar no fim da tarde. Eles entraram nas salas às 14h, assim como os demais candidatos, mas só terão as provas em mãos às 19h. Eles são os sabatistas, e entre outras coisas, não podem realizar trabalhos domésticos nem trabalhar desde o fim da tarde de sexta até o fim da tarde de sábado.

Um grupo de Adventistas do Sétimo Dia ontem mesmo já se preparava para o dia de hoje. Alguns deles se conheceram no local de prova, e disseram já ter passado por esse período de espera para iniciar a prova no ENEM deste ano. “O mais cansativo é que além de terminar a prova quase meia noite hoje, amanhã tem mais às 8h da manhã”, conta Cassieli Tossin, candidata ao curso de Medicina.

Mas ainda assim, os princípios da religião são mais fortes. Além de Cassieli, Victória Gomes e Ismaeli Barragan começarão a fazer a prova somente às 20h20 desse sábado. Segundo o grupo, às 19h, horário que será entregue a prova para eles, o sol ainda não se pôs, portanto, ainda faz parte do sábado de descanso e orações. “A gente vai ter que fazer a prova em três horas, mas é por opção. É uma questão de princípios”, considera Victoria, de 15 anos, que faz as provas PS1 e PS2.

Ao todo, são 83 candidatos que farão a maratona até às 23h20 desse sábado no auditório do Gulerpe. Somente após esse horário, em que os últimos candidatos sabatistas sairão, será divulgado o gabarito oficial da prova de hoje. A expectativa é que às 23h30 seja feita a divulgação.  A Rádio Universidade  fará a transmissão do gabarito ao vivo pelos 800 AM.

O travesseiro não foi liberado, mas eles, que conservam os preceitos de suas religiões, terão de se distrair nessa tarde, já que passarão cinco horas reclusos nas salas à espera da prova. Depois de um sábado puxado, restará aos candidatos descansarem, pois amanhã, às 8h da manhã, inicia o último dia do Vestibular 2012 com a prova PS3 e redação na seqüência, das 16h até 18h.

Repórter: Natascha Carvalho- Acadêmica de Jornalismo

Edição: Luciane Treulieb

Fotos: Natascha Carvalho

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8444

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes