Iniciou às 16 horas a prova de redação do vestibular 2012 da UFSM. Temida por muitos, ela é eliminatória do concurso. O candidato não pode tirar menos de três na redação, ou seja, zerá-la, segundo os critérios da UFSM. No intervalo entre a PS3, realizada na manhã de hoje, e a redação muitos candidatos permaneceram no campus da UFSM aguardando para o início da prova.
O tema é a principal questão especulada pelos vestibulandos. Para Sabrine Weber, professora de Redação do Pré-Vestibular Popular Alternativa, a prova deve ser acessível, já que a característica das provas de redação da UFSM é não se distanciar do universo do vestibulando. Como temas a professora destaca as eleições municipais, que podem trazer algum tema relacionado à política, assim como temas relacionados ao meio ambiente. Sabrine ainda traz um tema intimamente relacionado com o dia a dia dos jovens, a música contemporânea e de que forma ela expressa os valores da sociedade.
Para finalizar, a professora destaca outras apostas dos educadores do PVP Alternativa, como a marcha das vadias e as demais manifestações de cunho social, o papel do esporte na construção da cidadania, remetendo a chegada de grandes eventos esportivos no Brasil e a xenofobia no país, entre estados, e no exterior, associada à crise mundial.
Waleska Silveira e Charles Freitas, vestibulandos dos cursos de Biologia e Agronomia, também acreditam que o tema não trará algo desconhecido dos estudantes. Para eles, o segredo de se fazer uma boa prova é, acima de tudo a tranquilidade e confiança na preparação que tiveram ao longo do ano. Eles apostam em temas como cotas, amplamente discutido neste ano, e homofobia, devido aos avanços na legislação envolvendo o tema nos últimos tempos.
A prova de redação da UFSM encerra-se hoje às 18 horas. A previsão para a divulgação do listão dos aprovados no vestibular é até o fim do ano.
Texto e fotos: Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.

