Em evento realizado na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Tapera, através da Secretaria de Desenvolvimento e Departamento do Agronegócio e do Meio Ambiente e Conselho Municipal do Meio Ambiente, prestou uma homenagem ao curso de Engenharia Florestal da UFSM, pela sua participação na concretização da Floresta Municipal das Araucárias Janaína Orth.
O professor Luiz Ernesto Elesbão esteve presente à solenidade acompanhado de três estagiários do curso que coordena na
UFSM, tendo sido agraciado com uma Placa, que reflete o reconhecimento da comunidade taperense pelo trabalho técnico e científico na implantação deste importante projeto para a ecologia e meio ambiente local e regional.
A Floresta Municipal das Araucárias Janaína Orth foi criada pela Lei Municipal 2.702 de 13 de dezembro de 2011, como Unidade de Conservação Municipal, destinando-se à realização de atividades de Educação Ambiental e oportunizando aos visitantes o contato e o conhecimento sobre fauna, flora, reciclagem de lixo e preservação do ambiente natural.
As atividades de educação ambiental são desenvolvidas no decurso de uma trilha de 1.176 metros e que possibilita a observação de inúmeros atrativos naturais, dentre eles, centenas de pinheiros brasileiros.
O projeto concorreu ao 3º Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, promovido pela Revista Ecologia & Ambiente, com o apoio da SEMA e FEPAM, sendo agraciado no dia 29 de junho de 2012.
Na solenidade, fizeram uso da palavra a secretária do Desenvolvimento Délcia Maldaner, o vereador Osvaldo Henrich Filho, que na ocasião falou em nome do prefeito Ireneu Orth e, por fim, o professor Luiz Ernesto Elesbão, coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFSM, os quais enfatizaram a importância do projeto e o comprometimento mútuo pela sua consolidação como um marco ambiental de nosso estado.
Conforme o professor Elesbão, a expectativa é que esta parceria entre Tapera e UFSM tenha sequência, considerando o interesse do Município em ampliar aquela área de preservação ambiental e a importância curricular do projeto para o curso de Engenharia Florestal.
Depois da solenidade foi servido um coquetel na Sala de Reuniões da Prefeitura.