Na manhã desta quinta-feira (13), a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria promoveu a solenidade de entrega do prêmio Mérito Extensionista – Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho. Em sua quinta edição, o prêmio contemplou iniciativas de extensão das áreas de cultura, educação e saúde.
O evento, que foi realizado por meio de uma parceria da UFSM com o Conselho Municipal de Cultura, a Câmara de Vereadores de Santa Maria e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, pretende dar visibilidade aos projetos desenvolvidos na Universidade. São premiados aqueles que têm como principal objetivo a aproximação entre o conhecimento e a ciência e a comunidade e os princípios da cidadania. "O Mérito Extensionista é uma forma de reconhecimento público ao trabalho realizado por membros da comunidade universitária e de valorização da memória do Dr. José Mariano da Rocha Filho, reitor fundador da UFSM", disse o pró-reitor de extensão da Universidade, professor João Rodolpho Amaral Flôres, no início da solenidade.
O vice-reitor da Universidade, professor Dalvan Reinert, afirmou que o exemplo de perseverança do professor Mariano da Rocha Filho é fonte de inspiração para as tantas iniciativas extensionistas desenvolvidas na UFSM. "Grande parte de nossa comunidade está envolvida em ações deste tipo. Esta inserção – que se dá principalmente em nível local, mas também acontece em nível regional e até mesmo nacional – fez com que nossa universidade se tornasse referência não somente em ensino e pesquisa, mas também em extensão".
A solenidade, além da premiação aos principais projetos, também fez menção honrosa a algumas das principais atividades desenvolvidas junto à comunidade santa-mariense nas áreas de cultura, educação e saúde. Houve ainda homenagens especiais, em alusão à trajetória profissional de professores e servidores técnico-administrativos. No final da solenidade, sob a regência da professora Cláudia Ribeiro Belocchio, foi apresentado o espetáculo musical Pipa, vinculado ao Laboratório de Educação Musical da UFSM.
Os premiados
Na área da cultura, o projeto vencedor foi Digitalização do Fundo Intendência do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria: Subsídio para Pesquisa Social. Coordenado pela professora Fernanda Kieling Pedrazzi, do Departamento de Documentação da Universidade, o projeto visa colaborar com o desenvolvimento cultural através do acesso facilitado aos documentos pertencentes à administração de Santa Maria no período de 1892 a 1929, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural.
O projeto Curso de Atendimento Educacional Especializado foi o vencedor na área da educação. Com coordenação da professora Ana Cláudia Pavão Siluk, do Departamento de Educação Especial, a ação é fundamentada na política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Seu objetivo é a formação de professores para realizar o atendimento educacional especializado correspondente às áreas de deficiência mental, deficiência física, deficiência visual, surdez, altas habilidades/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento e surdocegueira, nas salas de recursos multifuncionais das escolas comuns das redes públicas de ensino.
O Programa Interdisciplinar de Atenção a Hemiplégicos Pós-Acidente Vascular Cerebral: Uma Abordagem de Terapia em Grupo, orientado pela professora Ana Lúcia Cérvi Prado, do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM, foi o projeto vencedor na área da saúde. O Programa é uma ação de saúde com cunho social que visa retirar os sujeitos que passaram por acidente vascular cerebral da lista de espera do Hospital Universitário de Santa Maria e integrá-los a um atendimento de qualidade e que lhes assegure o direito de reabilitação.
Homenagens especiais
O Mérito Extensionista homenageou dois professores e uma servidora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, em referência às suas trajetórias pessoais e profissionais.
Conheça os homenageados:
– Prof.ª Cláudia Ribeiro Belocchio, do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM.
Áreas de atuação: Educação Musical, Formação de Professores e Canto Coral.
– Prof. Paulo Roberto Cardoso da Silveira, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM.
Áreas de atuação: Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Regional e Reforma Agrária.
– Sr.ª Vania Maria Souza Paulon, servidora técnico-administrativa aposentada da UFSM. Atuante em diversas ações de extensão voltadas para as comunidades quilombolas.
Confira, abaixo, a lista das ações agraciadas com Menção Honrosa.
Área Temática: Cultura
– Ação: Educação Patrimonial na Vila de Santo Amaro, Município de General Câmara, Rio Grande do Sul. Coordenador: Prof. André Luis Ramos Soares.
– Ação: Programa de Extensão em Música da UFSM. Coordenadora: Prof.ª Silvia Cristina Hasselaar.
Área Temática: Educação
– Ação: Mostra de Ciência do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen. Coordenador: Prof. Jairo José Manfio.
– Ação: Representação Social do Professor – Simbólico e do Aluno – Especial, Paciente Internado no Setor de Hemato-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria, no Contar Histórias em Ambiente Fora dos Padrões Escolares. Coordenadora: Prof.ª Rosaura Maria Albuquerque Leão.
– Ação: Programa de Extensão em Educação para a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Coordenadora: Prof.ª Leila Maria Araújo Santos
– Ação: Tecnologia Social para Inclusão e Apropriação do Fazer Midiático por Associações de Rádios Comunitárias. Coordenadores: Profs. Maria Ivete Trevisan Fossá, Ada Cristina Machado da Silveira e Flavi Ferreira Lisboa Filho.
Área Temática: Saúde
– Ação: Psicologia Social, Cinema e Saúde: Círculo de Estudos e Análise Crítica Compartilhada de Filmes/Documentários. Coordenadora: Prof.ª Adriane Rosso.
– Ação: Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB). Coordenadora: Prof.ª Martha Helena Oliveira Noal.
– Ação: Curso de Extensão na Modalidade à Distância "Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça". Coordenadora: Prof.ª Maria Celeste Landerdahl.
– Ação: Atenção Integral ao Pneumopata Crônico. Coordenadora: Prof.ª Marisa Pereira Gonçalves.
– Ação: Projeto Biogenômica: Virtual Aplicado à Educação em Saúde – Parte II: Bionline: O Indexador de Sites de Biologia para Estudantes do Ensino Médio e da Graduação. Coordenadora: prof.ª Ivana Beatrice Manica da Cruz.
Repórteres: Fernanda Arispe e Julia do Carmo – Acadêmicas de Jornalismo.
Fotos: Ítalo Padilha.
Edição: Lucas Durr Missau.


