Em retrospectiva do ano, reitor destaca crescimento da UFSM
Publicado em
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Müller, participou na tarde desta terça-feira (18) da gravação do programa Em Questão, da TV Campus. Durante meia hora de entrevista ele falou sobre alguns dos principais temas que marcaram o ano de 2012 na UFSM.
A Lei de Acesso à Informação, a normativa que regularizou os atos solenes de formatura, a expansão da Universidade e a consolidação das unidades descentralizadas foram alguns dos tópicos abordados.
O reitor também comentou sobre o crescimento da Universidade e os impactos desse processo, que se intensificou nos últimos anos, na infraestrutura.
— A Universidade vem se modernizando não só para atender aos seus cursos, mas também para atender as demandas da comunidade — disse ele, que reiterou o compromisso da Universidade com o desenvolvimento local.
Müller citou os 66 novos prédios no complexo da UFSM, as mais de 40 reformas realizadas e também o aumento no número de estudantes, com reflexo direto no número de refeições servidas nos Restaurantes Universitários. Dentro desse assunto, ele ressaltou a importância da campanha de agendamento de refeições.
— A economia que se fizer evitando desperdícios pode ser revertida de outras formas para os estudantes. Quanto mais pessoas agendarem previamente suas refeições melhor será a qualidade dos serviços e menor será o desperdício de dinheiro público — disse o reitor, e completou: — Somos referência em assistência estudantil, mas queremos ser melhores.
No fim do programa o reitor ainda falou sobre as mudanças no Vestibular e repetiu que a meta da UFSM é divulgar o listão do mais recente processo seletivo antes da virada do ano.
O programa Em Questão com o reitor vai ao ar nesta quinta-feira (20), às 22h, com reprise na sexta-feira (21), às 22h30min na TV Campus.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.