Na manhã do sábado (22) , Thais Louise Dias Veiga apresentou a monografia “Educação Fiscal: Democratização e Transparência na Gestão Pública Municipal” junto ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública Municipal, como requesito para obter grau de especialista em Gestão Pública Municipal.
O trabalho foi apresentado à Comissão examinadora, composta pelo professor José Odim Degrandi (orientador); professora Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga; e professor Mauri Leodir, e como convidada, a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal em Santa Maria, Rosaura Vargas. A comissão destacou a escolha do tema por considerar a Educação Fiscal um assunto importante que tende e deve crescer ainda mais.
A proposta abordada pela pesquisa versou sobre análise de ferramentas que demonstrem a importância em ampliar cada vez mais a participação da sociedade na busca de decisões que possam gerar diretrizes de um verdadeiro projeto nacional de desenvolvimento da Educação Fiscal. A construção da apresentação advém do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), abordando a temática da Educação Fiscal com a finalidade de despertar no cidadão a importância da sua participação no contexto social, conscientizando assim, ao exercício da cidadania no que concerne à materialização da democracia, destacando a relevância do controle social na gestão pública a fim de promover de forma mais significativa a responsabilidade social para um contexto fiscal transparente.
A monografia destacou o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) em Santa Maria, discutindo desde a sua origem, até os dias de hoje, que obtém cada vez mais êxito à medida que mais instituições públicas de ensino participam do programa; que mais municípios vizinhos são alcançados; e pelo destaque que o programa ganhou em 2012 como vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Trazendo Santa Maria para o foco como um verdadeiro polo de crescimento no assunto Educação Fiscal, despertando a cidadania nos munícipes de forma que colaborem para tornar o município cada vez maior e melhor.
Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga salientou que o PMEF de Santa Maria conta também com o apoio da UFSM para um trabalho conjunto com objetivo de atingir mais áreas, mais alunos, e convidar os acadêmicos a pensarem na Educação Fiscal como uma nova linha de pesquisa com muito futuro para continuar sendo pesquisada. Com isso a Educação Fiscal de Santa Maria foi pauta de hoje e ganha cada vez mais respeito para continuar sendo foco de relevante papel social.