Execução do programa Conexões de Saberes foi avaliada em reunião

A Pró-reitoria de Extensão promoveu na terça-feira (8), na sala dos conselhos superiores, uma reunião de avaliação do programa Conexões de Saberes. Proposto pelo Ministério da Educação, este programa vem sendo executado desde 2011 pela UFSM com recursos próprios e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). No ano passado, 15 escolas públicas e três organizações não-governamentais foram atendidas pelo programa em Santa Maria, nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde e cidadania.

O Conexões de Saberes engloba atividades multidisciplinares realizadas por cursos de graduação e pós-graduação e pelos Programas de Educação Tutorial (PETs). Durante a reunião, os coordenadores das ações apresentaram um breve relato de como elas foram realizadas em 2012, destacando os pontos positivos e dificuldades encontradas na execução das atividades em cada espaço de atuação.

Estima-se que mais de 1.500 pessoas tenham sido atendidas na comunidade, incluindo mulheres, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social, idosos que vivem em abrigos, bem como professores e alunos de escolas públicas. No ano passado, o Conexões de Saberes também passou a atender demandas específicas encaminhadas pelos Abrigo Espírita Oscar José Pithan e pelo grupo Marias Bonitas Fazendo História, o qual realiza ações de cidadania voltadas para as mulheres do bairro Urlândia.

O programa foi avaliado positivamente de forma unânime, com base nas ponderações realizadas previamente pelas entidades atendidas. A reunião foi encerrada com a expectativa de continuidade das atividades em 2013, manifestada pelos coordenadores vinculados ao programa, e considerando a expectativa revelada pelos públicos beneficiados.

Participaram da reunião o pró-reitor de Extensão, João Rodolpho Amaral Flôres, a coordenadora do programa na UFSM, Maria Laci Moura Leal, e os seguintes coordenadores de ações de extensão: professores Cláudia Bellochio, Rosane Rosa, Maria Amélia Roth, Rosalvo Sawitzki, Sheila Kocourek, Carmen Marques, Elenir Fedosse, Hedionéia Pivetta, Marcos Cassal, Leandro Harb, Valdete Alves Valentins e Verli Petri.

Na ocasião, também estiveram presentes José Everton Rozzini, representando a Associação Cuica;  Marcos Borba, representando a TV Ovo; a acadêmica Juliane Riboli Corrêa, do Laboratório de Educação Musical; os acadêmicos Felipe Girardi, Felipe Pereira e Luis Felipe Pereira, do Pré-vestibular Popular Alternativa.