Um alívio na hora das refeições

Até o fim de 2012, quem fazia alguma refeição em um dos Restaurantes Universitários (RU) sabe o calor que era dentro do local. Era praticamente impossível almoçar sem sentir um certo desconforto nos dias de temperaturas altas. O que se agravava ainda mais no RU II, devido à falta de ventilação no local.

O mal-estar na hora de fazer as refeições era tanto, que um estudante do 5º semestre de Sistemas de Informação, Guilherme Monte, resolveu desenvolver um site para que os usuários do RU assinassem um abaixo-assinado pedindo a climatização do local.  No total, o abaixo assinado contou com 3.550 assinaturas de alunos da UFSM.

Diante da solicitação, a direção do RU realizou a compra de climatizadores para as unidades do restaurante . Quatro climatizadores de ar foram instalados em cada um dos RUs do campus durante o recesso de Natal. Até o próximo sábado, mais um deverá ser instalado no RU do centro.

Segundo o diretor do RU, Odone Denardin, após a instalação dos equipamentos, foi repassado à direção apenas um problema de vazamento de água dos climatizadores. Conforme o diretor, o problema era de regularização no equipamento e já foi solucionado.

Aos que fazem as refeições no RU, a instalação dos climatizadores veio em boa hora. Aluna do mestrado em Enfermagem, Márcia Gabriela Rodrigues de Lima aprovou os climatizadores. “Mesmo com os ventiladores, antes era muito abafado, mas agora com os circuladores está bem melhor”, avalia a estudante.

Repórter: Natascha Carvalho- Acadêmica de Jornalismo

Fotos: Tainan Pauli- Acadêmico de Ciências Sociais