Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doação de alimentos ao Hospital Universitário proporcionará economia de R$ 300 mil



A Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RS) e a Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra Ltda (Coperterra) formalizaram na tarde desta terça-feira (15) o início do fornecimento de produtos alimentícios ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Pelo período de um ano, esta e outras duas cooperativas envolvidas vão fornecer em entregas periódicas mais de 10 mil quilos de feijão, 73 mil litros de leite e 36,5 mil unidades de garrafinhas de iogurte para consumo de pacientes, acompanhantes e funcionários nas cerca de mil refeições diárias servidas pelo hospital. Além disso, ainda está em processo a inclusão do fornecimento de arroz no pacote.

A doação, feita com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, vai representar uma economia de R$ 300 mil ao HUSM, além de um incremento significativo na renda de famílias de pequenos produtores rurais da região. Segundo o representante da Coperterra, o convênio é a resposta da agricultura familiar, que tem incentivo do governo federal, à sociedade.

— Essa é a nossa forma de mostrar para a sociedade que nós, que somos assentados e lutamos para sobreviver na agricultara familiar, temos produção — disse ele, destacando a importância da parceria especialmente para 56 famílias de produtores de leite da região de Santa Maria diretamente envolvidos na produção dos laticínos, que são industrializados na usina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A diretora geral do hospital, Elaine Resener, ressaltou que o HUSM só foi contemplado para participar do programa de doações da Conab porque atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ainda falou da importância da alimentação para a prevenção de doenças e no processo de recuperação de pacientes, e destacou a qualidade dos produtos fornecidos por meio do convênio.

— Quando a compra é feita por licitação nós não temos escolha. Nesse caso nós escolhemos esses alimentos porque são bons, e também porque vão garantir uma economia de recursos que serão revertidos em outras melhorias para quem utiliza os serviços prestados pelo hospital — completou.

Para o reitor da UFSM, Felipe Müller, a parceria deve servir de modelo porque só traz benefícios às partes envolvidas.

— É um jogo de “ganha-ganha”. Ganha o município porque os produtores da região são os fornecedores da matéria-prima para a indústria, ganham os nossos pacientes porque vão ter uma alimentação de melhor qualidade, ganha o hospital porque vai poder investir esses recursos economizados em alimentação em outras situações para a melhoria das condições do nosso hospital e ganha muito a Universidade porque pode aprender com isso também — finalizou.

 


Reportagem: Bianca Ribeiro

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8843

Publicações Recentes