A arte em ação

O Teatro Caixa Preta recebe a comunidade acadêmica e santa-mariense para a exibição das peças produzidas pelos alunos do curso de Artes Cênicas da UFSM. O Teatro, que se localiza em frente ao Prédio de Artes e Letras, anexo ao prédio 42, no campus da Universidade, habitualmente recebia esses espetáculos nos meses finais de cada ano. Neste semestre, devido ao atraso do calendário acadêmico pela greve, a exibição começou em outubro de 2012 e segue até o início de março de 2013.

O trabalho de alguns semestres passa a ter forma e vida própria, e quem ganha é o público, que tem acesso livre a esse espetáculo.  Confira a agenda:

Correções: 1) O espetáculo “UBU” será 20h30 e não 20h. 2) O espetáculo “O Visconde Partido ao Meio” não será no Caixa Preta no dia 9, será na rua, mas ainda não se sabe onde.

O público deve chegar ao Teatro Caixa Preta com alguns minutos de antecedência. Aí, lhe serão entregues fichas, que servirão para que os espectadores adentrem o local em ordem de chegada. Aos poucos, as bancadas do Caixa Preta vão sendo preenchidas. As luzes do espaço se apagam, e logo será acesa a iluminação do palco, as cortinas serão abertas e será dado início à exibição do resultado de um árduo trabalho dos alunos de Artes Cênicas.

As peças são requisitos necessários para que os alunos se formem. O professor Pablo Canalles, coordenador do curso de bacharelado em Artes Cênicas, conta como é o processo de criação e execução das peças: alunos do 6º e 8º semestre apresentam seus trabalhos práticos, que começaram no semestre anterior, com um projeto de pesquisa. Com a aprovação do projeto, os alunos passam para a segunda etapa, que é a continuidade do trabalho de construção do espetáculo. “Cada um desses espetáculos têm processos que duraram um ano. No 6º semestre, os alunos de interpretação fazem um espetáculo-solo e os de direção dirigem uma peça. No 8º semestre, os alunos formandos em interpretação trabalham em peças de colegas ou formam um grupo e são dirigidos por um professor, e os alunos de direção dirigem um espetáculo com elenco e pesquisa próprios”, explica o professor.

O texto é escolhido pelo próprio aluno, bem como a produção é feita pelo diretor de cada peça, junto ao elenco envolvido. Invariavelmente a peça deve ser levada ao público depois de concluída. Assim, as primeiras apresentações da peça são feitas em caráter acadêmico. Após isso, no entanto, o aluno tem liberdade para apresentá-la onde desejar.

A próxima exibição que acontece é a peça “Ubu”, nos dias 19 e 20 de janeiro, às 20h30min, no Teatro Caixa Preta, com entrada franca.

Sobre a peça:

Ubu, peça de Alfred Jarry. Com interpretação de Ícaro A. Costa, Izadora Ribas, Gean Batista, Gustavo Herzog, Janaína Castaldello, Josiane Soares e Thiago Brenner e direção de Luiza de Rossi, sob orientação de Laédio Martins e Mariane Magno.

Sinopse: Um símbolo social, uma profecia política, um arquétipo dos grandes ditadores. Em meio a peripécias absurdas, Ubu e seus aliados lutam pelo seu maior e mais insaciável desejo: o poder. Assim como aos líderes de potências mundiais e sua alta capacidade para desencadear guerras inúteis.

Repórter: Patricia Michelotti- Acadêmica de Jornalismo

Edição: Luciane Treulieb