Prefeitos de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões reafirmam parceria com a UFSM

Os prefeitos de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen reafirmaram esta semana a disposição dos municípios em colaborar com a consolidação da unidade avançada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na região durante encontros com o reitor Felipe Müller, que cumpriu intensa agenda nas duas cidades nesta terça e quarta-feira (22 e 23).

Nas reuniões com os recém-empossados, o reitor pediu soluções para demandas estruturais consideradas gargalos de crescimento do Centro de Educação Superior Norte da Universidade Federal de Santa Maria (Cesnors/UFSM) e do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), e ofereceu apoio às prefeituras em projetos estratégicos para o desenvolvimento regional.

Em Palmeira das Missões, a construção do Hospital Público Regional — atualmente em fase de projeto e captação de recursos — foi um dos principais assuntos da conversa com o prefeito Eduardo Freire (PDT) na tarde de quarta-feira (23). Além de ser aguardado pela comunidade de diversos municípios próximos, o hospital orçado em R$ 146 milhões é considerado condição sine qua non para a expansão dos cursos na área da saúde no campus avançado da UFSM.

— Nós já temos cerca de metade da verba e queremos trabalhar em conjunto com a Universidade para buscar o que falta e levar esse projeto adiante. Queremos ser parceiros da UFSM “da porteira pra dentro”. O Cesnors é um grande investimento que mudou a cara da cidade e a gente quer dar continuidade a isso — disse o prefeito.

Freire comprometeu-se também a trabalhar para a melhoria do acesso ao campus. A construção de um trevo, calçamento e até ciclovia estão nos planos da direção do Cesnors e também do prefeito, mas enquanto o projeto na rodovia estadual não é viabilizado uma lombada eletrônica deverá ser instalada em breve, como medida paliativa para tentar evitar acidentes no trecho, onde o trânsito é bastante complicado.

Em Frederico Westphalen, o prefeito Roberto Felin Junior (PP) não estipulou prazos, mas prometeu encaminhar projetos para tentar solucionar os principais problemas apresentados, como a questão do transporte coletivo e a qualificação do acesso até o campus, e o atendimento de saúde aos estudantes.

A respeito do transporte coletivo entre o centro da cidade e o campus, Felin Junior disse que vai continuar trabalhando pela manutenção do preço da passagem, e pediu que os usuários (estudantes e servidores) realizem um estudo para que a prefeitura intermedie junto à empresa que detém a concessão do serviço a adequação dos horários dos ônibus. A implantação de outras linhas de transporte coletivo urbano na cidade, entretanto, ainda depende de negociações para ser viabilizada, considerando que estudantes e idosos (que pagariam meia passagem) formam a maior parte do público em potencial do serviço.

Com relação à qualificação da via de acesso ao campus Cesnors/CAFW, a prefeitura analisa alternativas como a possibilidade de alocar recursos com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) ou a municipalização do trecho da RS-158 que o prefeito chama de “Caminho do Ensino”, que inclui, além da unidade da UFSM, a sede da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mesmo assim, o município teria que captar recursos fora para realizar a obra. Atualmente, a via tem apenas pavimentação de paralelepípedo e não tem calçada, de modo que quem se desloca a pé precisa transitar pelo precário acostamento.

— Esse é um projeto extremamente importante porque o desenvolvimento da cidade caminha na direção da Universidade — disse o prefeito, reafirmando que pretende manter a relação estreita do município de Frederico Westphalen com a UFSM.

Ainda sobre melhorias no acesso ao campus, o reitor Felipe Müller reivindicou a construção de um abrigo para os usuários na parada de ônibus em frente ao CAFW.

Cartão deve garantir atendimento de saúde aos estudantes em Frederico Westphalen

Além dos temas ligados à infraestrutura, o prefeito Felin Junior falou sobre a questão do atendimento de saúde na rede pública aos estudantes do Cesnors, que mais cedo haviam relatado problemas, durante reunião de trabalho com o reitor. Alguns, de fora da cidade, não teriam recebido atendimento pelo SUS por não residirem oficialmente no município. Para resolver a questão, o prefeito disse que será criada junto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) uma carteirinha de identificação que deverá ser aceita como comprovante de residência nestes casos.

O prefeito de Frederico Westphalen aproveitou a oportunidade para divulgar que o município está contratando médicos que não tenham conseguido vaga para residência e oferece salários atrativos para profissionais em início de carreira. A medida para atrair médicos sem especialização é uma tentativa de contornar a falta desses profissionais na cidade e garantir o atendimento à população.

Reportagem: Bianca Ribeiro