Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

TRAGÉDIA EM SM: Familiares de estudantes recebem mensagens de solidariedade dos centros da UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem recebendo mensagens de solidariedade e de conforto aos familiares dos mais diversos lugares. Desde os primeiros momentos em que o incidente foi tomando ares de tragédia, alunos, egressos, servidores da instituição, autoridades, entidades de classe e anônimos têm manifestado grande comoção em relação às vítimas fatais do incêndio ocorrido na madrugada de domingo (27).

Em nota publicada no domingo, o reitor da UFSM, Felipe Martins Müller, expôs consternação diante do ocorrido e também colocou a estrutura da Instituição à disposição para o auxílio aos familiares das vítimas. O mesmo sentimento é compartilhado pelas unidades de ensino, que expõem abaixo suas manifestações:

Centro de Artes e Letras (CAL):

O Centro de Artes e Letras manifesta profundo pesar pela tragédia que abalou a comunidade santa

O Centro de Artes e Letras manifesta profundo pesar pela tragédia que abalou a comunidade santa-mariense, vitimando tão terrivelmente nossos jovens. Nosso Centro, que é conhecido pela promoção e expressão artística, iniciou a semana abalado com a notícia de que quatro de seus estudantes perderam a vida: Clarissa Lima Teixeira – Letras Português (2º sem), Mariana Comassetto do Canto – Desenho Industrial (1º sem), Shaiana Tauchem Antoline – Licenciatura em Teatro (2º sem) e Taise Carolina Vinas Silveira – Artes Visuais– Bacharelado (4º sem).  Também, pelo que apuramos, ao menos um dos nossos estão entre os feridos graves do lastimável incidente.

Consternados por esta tragédia inominável, emprestamos nossa força aos que ficaram e somamo-nos aos demais órgãos e setores de nossa instituição, transmitindo solidariedade às famílias envolvidas e colocando-nos à disposição para ajudar no que for necessário.

Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE):

Diante da tragédia que vitimou nossos estudantes, razão principal da existência da UFSM, o Centro de Ciências Naturais e Exatas solidariza-se com os familiares e amigos da vítimas.

"Viver nos corações quedeixamos atrás de nós, isso não é morrer".  (Thomas Campbell)

Centro de Ciências Rurais (CCR):

E a vida continua?!…

O Centro de Ciências Rurais da UFSM está paralisado pela dor, pela indignação da perda de seus jovens estudantes. Suas vidas interrompidas, seus sonhos, seus estudos, suas vozes ainda ecoam por este Centro e em nossas memórias. É muito difícil continuar, mas os estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos , todos nós, temos que encontrar um sentido nesta dor para podermos continuar… a viver, trabalhar, estudar e terminar o que não poderão fazer os que partiram . Temos uma tarefa a cumprir: consolar e apoiar a todos os que sofrem neste momento e colaborar para reconduzi-los com serenidade à retomada de suas próprias vidas, à reconstrução de seu futuro, apesar da tragédia e através do aprendizado que ela proporciona.

Queremos trabalhar juntos para que a perda destes nossos queridos alunos não seja em vão. Novas atitudes, novos modelos de ser e fazer precisarão nascer em nosso meio. E isto já está acontecendo.

Nossa solidariedade cristã irrestrita aos pais, familiares, amigos, namorados, namoradas e professores. Estamos em espírito de oração constante pelos feridos e pedimos a Deus por sua recuperação e pelo consolo de todos.

Thomé Lovato, diretor do CCR; e Rosângela Marramarco Lovato

Centro de Ciências da Saúde (CCS):

A Direção do Centro de Ciências da Saúde juntamente com seus Departamentos e Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, consternados com a tragédia ocorrida na madrugada desse domingo, em Santa Maria, vem solidarizar-se com os estudantes, familiares, servidores e comunidade em geral, que de alguma maneira foram atingidos por esse trágico evento.

Desejamos manifestar, ainda, o reconhecimento pelos serviços voluntários prestados pelos profissionais da área da saúde do município de Santa Maria e da região, servidores e estudantes de graduação e de pós-graduação do CCS e de toda a UFSM, que demonstraram empenho e dedicação no atendimento às vítimas, seus amigos e familiares, evidenciando o comprometimento com o ser humano e com a profissão.

Neste momento trágico foi possível evidenciar, também, a atuação de egressos dos nossos cursos, que voluntariamente, se deslocaram dos seus locais de atuação profissional para prestar atenção à população atingida.

Solicitamos que permaneçam vigilantes e engajados e que este espírito solidário, que caracterizou todas as ações voluntárias até o momento, permaneça durante os próximos dias e por toda a vida para ajudar a garantir a saúde, a recuperação dos feridos e o alívio da dor das perdas.

Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH):

É com enorme consternação que a Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM juntamente com seus Departamentos, Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, recebeu a notícia da tragédia ocorrida na madrugada desse domingo, em Santa Maria. O CCSH se solidariza com os estudantes, familiares e amigos das vítimas, em grande número desta Instituição, e se coloca a disposição para o que se fizer necessário.

Centro de Educação (CE):

Centro de Educação em luto.

Neste momento de profunda dor, o Centro de Educação solidariza-se com os familiares e amigos das vítimas da tragédia e coloca-se à disposição de sua comunidade.

A Direção convida a todos para a missa em memória das vítimas, a ser celebrada no dia 1º de fevereiro, sexta-feira, às 19h, na Igreja Nossa Senhora das Dores.

Centro de Educação Física e Desportos (CEFD):

A Direção do CEFD/UFSM, profundamente abalada com a tragédia ocorrida em nossa cidade, neste momento de muita dor e tristeza, externa os sentimentos de pesar com um grande abraço de conforto a todos os familiares das vítimas.

Centro de Tecnologia (CT):

A direção do Centro de Tecnologia da UFSM, em virtude da tragédia ocorrida no último domingo em nossa cidade, vem, em nome dos professores, técnico-administrativos e acadêmicos deste centro, externar toda a sua tristeza e pesar neste momento de dor.

Apresentamos a nossa solidariedade a todas as famílias enlutadas, em especial aos familiares dos acadêmicos Benhur Retzlaff Rodrigues e Franciele Viziole – Engenharia Civil, Augusto Cesar Neves e Luiz Eduardo Viegas Flores – Ciência da Computação, Juliano de Almeida Farias e Vinicios Paglnossim de Moraes – Engenharia de Controle e Automação.

Tenham a certeza de que os corredores e salas de aula, deste centro e de nossa UFSM, já não são mais os mesmos, assim como em nossos corações existe um vazio, deixado por todos aqueles que partiram. Só nos restam a saudade e a lembrança.

Que Deus ilumine e conforte a todos.

Prof. Eduardo Rizzatti – Diretor, Prof. Gédson M. B. Dal Forno – Vice-diretor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9033

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes