Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

TRAGÉDIA EM SM: Administração Central e diretores dos centros somam esforços para acolher alunos na volta às aulas



Reuniões periódicas entre os diretores dos centros de ensino da UFSM e a reitoria vêm delineando as ações da Universidade para acolher os envolvidos na tragédia da boate Kiss. Entre as principais atividades definidas, estão a criação do Centro de Acolhimento e a construção de um memorial em homenagem aos estudantes que faleceram no incêndio. Além disso, os gestores discutiram a respeito do Calendário Acadêmico e das atividades e orientações para a retomada das aulas na próxima semana. Também foi elaborada uma minuta da Carta aos Familiares das vítimas.

O Centro de Acolhimento inicia seu funcionamento na segunda-feira (4) e tem como sede o Espaço Multiuso, próximo ao prédio da reitoria. A estrutura conta com uma equipe de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais, que são coordenados pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Marian Noal Moro.

Veja mais detalhes sobre o Centro de Acolhimento e os horários de visitação nos centros de ensino da UFSM.

Segundo a diretora do Centro de Educação (CE), Helenise Sangoi,”o entendimento dos gestores da UFSM é de que esse processo é longo e vai levar um tempo significativo dentro da nossa comunidade e o mais interessante de tudo é acolher, e que a nossa comunidade tenha empatia a esse sentimento e que a gente consiga transformar, dentro do possível, num momento de crescimento da nossa espiritualidade, nosso fortalecimento como espaço coletivo de enfrentamento a esse desafio”.

Por meio desses encontros periódicos, os dez centros juntamente com membros da Administração Central realizaram um mapeamento dos setores mais atingidos com o falecimento das vítimas do incêndio. A partir disso, apontaram-se as políticas de acolhimento, iniciando emergencialmente pelo Centro de Ciências Rurais, onde foi realizada reunião nesta quinta-feira (31), passando pela Casa de Estudante, em que já começou um trabalho da coordenação da Casa junto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), chegando ao Hospital Universitário (HUSM). Posteriormente, englobará os outros centros.

A construção de um memorial em homenagem às vítimas do incêndio está sendo projetada pelos arquitetos da Pró-reitoria de Infraestrutura da UFSM. Ainda não há definições sobre prazos ou espaço físico para a obra.

Entre as atividades promovidas na retomada das aulas, estão o Culto Ecumênico e uma série de palestras com profissionais qualificados de mais diversos locais. Mais informações sobre o tema, data, horário e local serão disponibilizadas na página da UFSM.

Formaturas agendadas podem ter alterações nas cerimônias

A orientação dos gestores em relação às formaturas agendadas é de se converse com os coordenadores de cada curso para resolver sobre a realização ou não das cerimônias. No caso de manter o evento, recomenda-se que, após a execução do Hino Nacional (em volume baixo), faça-se respeitado um minuto de silêncio e que sejam retiradas as músicas individuais. Segundo a diretora do CE, Helenise Sangoi, a ideia é pensar numa solenidade silenciosa como o momento requer. E os cursos que quiserem transformar a formatura solene em ato de gabinete poderão fazê-lo.

Informações gerais:

– O reinício das atividades será na segunda-feira (4), com um culto ecumênico, às 9h, em frente ao Espaço Multiuso, no campus da UFSM. Após o culto, haverá uma palestra de sensibilização no Centro de Ciências Rurais (CCR).

– Os servidores técnico-administrativos, envolvidos no acolhimento de suas famílias e amigos, podem fazer o registro no ponto eletrônico, pois estão também trabalhando em prol do auxílio aos envolvidos.

– Sobre o Calendário Acadêmico, os gestores avaliam que as alterações serão discutidas em momento oportuno, pois a prioridade no momento é acolher aos alunos.

– Foi elaborada uma minuta de Carta aos Familiares, que vai ser repassada a todos que perderam pessoas no incêndio como uma homenagem formal da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9056

Publicações Recentes