Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pós em Zootecnia realiza defesas de dissertações



 

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia realiza, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), algumas defesas de dissertações.

Bruno Castro Kuinchtner, que teve a orientação do professor Fernando Luiz Ferreira de Quadros, defende a dissertação Manejo de pastagem natural em pastoreio rotativo no período de outono/inverno, na Sala de aula do Tambo, às 8h, nesta quinta-feira (21). Os professores Fernando de Quadros, Luciana Pötter, Júlio Kuhn da Trindade (Fepagro) compõem a banca examinadora.

Resumo: Foi avaliado o desempenho, o comportamento ingestivo e o consumo de matéria seca de novilhas de corte recebendo suplemento em pastagem natural, durante o outono-inverno, em pastoreio rotativo. O delineamento experimental foi o de blocos completamente casualizados, com dois tratamentos e três repetições de área. O experimento foi realizado de maio a setembro de 2011, em área pertencente à Universidade de Santa Maria, localizada região fisiográfica Depressão Central do Rio Grande do Sul, Brasil. Os tratamentos foram duas somas térmicas: 375 e 750 graus-dias (GD), que determinaram os intervalos entre os pastoreios, o tratamento de 375 GD, foi definido pela duração da expansão foliar de espécies de crescimento prostrado (Axonopus affinis e Paspalum notatum) e o tratamento de 750 GD, pela duração da expansão foliar de espécies cespitosas (Aristida laevis e Saccharum angustifolius).

Alan Miranda Prestes, sob a orientação do professor, Paulo Roberto Nogara Rorato, apresenta o trabalho Parâmetros e tendências fenotípicas e genéticas para características produtivas na fase pós-desmama para bovinos da raça charolês. A defesa acontece nesta quinta-feira (21), às 9h, na Sala de Reuniões do Departamento de Zootecnia. A Banca examinadora está composta pelos professores Paulo Roberto Nogara Rorato, Analía Del Valle Garnero, Fernanda Cristina Breda Mello e Paulo Santana Pacheco.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos e tendências genéticas e fenotípicas para características de crescimento e características de avaliação visual de uma população da raça Charolês. Foram avaliados dados coletados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte (PROMEBO), da Associação Nacional de Criadores “Herd Book Collares”. Os componentes de (co)variâncias foram estimados através do método de inferência Bayesiana. As herdabilidades estimadas para as características analisadas foram de moderadas a alta magnitude; e as correlações genéticas foram de baixas a altas magnitudes, dependendo das características analisadas. As tendências genéticas ficaram próximas de zero; já as tendências fenotípicas apresentaram um pequeno crescimento.

Cezar Wancura Barbieri, com a orientação do professor Fernando Luiz Ferreira de Quadros, realizou a pesquisa Utilização de dois intervalos de descanso entre pastoreios em pastagem natural com novilhas de corte na estação quente. A defesa ocorre nesta quinta-feira (21), às 14h, na Sala de aula do Tambo. A Banca examinadora está constituída pelos docentes Fernando Luiz Ferreira de Quadros, Luciana Pötter, e Júlio Kuhn da Trindade (Fepagro).

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho produtivo e o comportamento ingestivo de novilhas de corte em pastagem natural manejada sob pastoreio rotativo em função de dois intervalos de descanso na primavera-verão. Os tratamentos avaliados foram dois intervalos entre pastoreios 375 e 750 GD (graus-dia), baseados na soma térmica média acumulada para a expansão foliar de gramíneas nativas pertencentes a dois grupos funcionais. O experimento foi conduzido de novembro de 2011 a abril de 2012. Os animais testes foram novilhas de corte, da raça Angus, com idade média inicial de 12 meses. As medidas no pasto foram: massa de forragem, altura e estrutura do pasto: massa de lâminas foliares verdes, massa de colmos, massa de material morto e oferta diária de lâminas foliares verdes. As medidas nos animais foram a carga animal, ganho médio diário e ganho/ha. As variáveis do comportamento ingestivo avaliadas foram o tempo de pastejo, ruminação e ócio, além de número diário e duração das refeições, taxa de bocados, número de estações visitadas por minuto, número de passos entre estações alimentares, tempo de permanência na estação.

Weiler Giacomazza Cerutti, que teve a orientação do professor Julio Viégas, defende sua pesquisa, Torta de amendoim, oriunda da produção de biodiesel, em substituição ao farelo de soja no suplemento de vacas em lactação a pasto, sexta-feira (22),  às 8h, na sala do Tambo.

Resumo:  Objetivou-se com o presente estudo avaliar a produção de leite diária, composição, o perfil de ácidos graxos do leite e a economicidade do suplemento concentrado, assim como, o rendimento, as características sensoriais e o perfil de ácidos graxos do queijo Minas Frescal de vacas a pasto recebendo suplementação. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Utilizaram-se 8 vacas mestiças Holandês x Gir em lactação, distribuídas em duplo quadrado latino 4×4 (quatro animais x quatro tratamentos x quatro períodos). Os tratamentos experimentais consistiram de quatro suplementos contendo os níveis: 0; 33; 66; e 100% de torta de amendoim (TA) na matéria seca do concentrado em substituição ao farelo de soja (FS).

A Banca examinadora está composta pelos professores Julio Viégas, José Laerte Nornberg, e Analívia Martins Barbosa (UFBA).

Ana Paula Dullius, que teve a orientação do professor Irineo Zanella, defende sua dissertação de Mestrado, Avaliação do uso da montmorilonita sódica no desempenho, função e  enzimologia hepática de frangos de corte intoxicados por aflatoxinas. A Banca examinadora está constituída pelos professores Irineo Zanella, Paulo Dilkin, Berilo de Souza Brum Júnior. A defesa ocorre sexta-feira (22), às 9h, na sala 4204 do prédio 43.

Resumo:  O trabalho tem como objetivo definir os impactos da aflatoxina, na concentração de 2,8 ppm, e da montmorilonita sódica sobre o desempenho e metabolismo da albumina e proteínas plasmáticas totais, e verificar possíveis alterações na atividade das enzimas hepáticas de frangos de corte de 1 aos 21 dias, e comparar o adsorvente testado com outros quatro, à base de montmrilonita sódica, já existentes no mercado e oriundos de diferentes empresas. Foram utilizados 540 frangos, machos, da linhagem cobb, alojados em baterias metálicas. Delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por 9 tratamentos e 6 repetições.

Alisson Minozzo da Silveira, sob a orientação do professor Julio Viégas, defende sua dissertação, Avaliação da cinética de fermentação ruminal e produção de ácidos graxos de cadeia curta e metano “in vitro”, sob efeito da adição de ácidos orgânicos ou monensina sódica, sexta-feira (22), às 14h, na sala do Tambo. Os professores Julio Viégas, Analívia Martins Barbosa (UFBA), Clair Jorge Olivo, e José Laerte Norberg, constituem a banca examinadora. 

Resumo: Os aditivos alimentares são substâncias que controlam o metabolismo animal, aumentando a eficiência de utilização de alimentos e proporcionando maior produção animal. A monensina sódica é certamente a mais estudada e empregada, porém nos últimos anos sua utilização tem sofrido diversas restrições, principalmente pela União Européia e Estados Unidos, portanto, é fundamental o estudo de novas alternativas de aditivos que apresentem resultados satisfatórios no desempenho animal. Assim, foi conduzido um experimento avaliando, pela técnica de digestibilidade in vitro gás, o uso de produto à base de ácidos orgânicos em comparação à monensina sódica. Foram testados quatro tratamentos: CTL (sem aditivo), MON (monensina) e CTX 250 e 500 (aditivo orgânico 250 e 500ppm), com três repetições em um delineamento inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo. Foram avaliados os parâmetros de produção de gás, produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), metano (CH4), nitrogênio amoniacal (N-NH3) e pH. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9153

Publicações Recentes