Alunos apresentam exposição ‘Autorretratos’ no Ateliê Estação da Gare

O nome da exposição sugere que se encontre obras em que o artista se desenha ou fotografa. Mas quem vai até o Ateliê Estação da Gare, na gare de Santa Maria, encontra obras em que os artistas expõem seu interior: o mais profundo de sua arte e sua veia de pesquisa. A exposição Autorretratos vai até dia 15, e fica aberta das 9h às 19h.

Desde inspirações na obra de Van Gogh, São Jorge e Máscaras, até a Vênus de Botticelli, cada artista representa em seu trabalho um pouco do que traz na bagagem, e uma análise disso foi exercitada por cada um dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, para compor a obra exposta ao público.

A lista de artistas é tão grande quanto a variedade de estilos encontrada nos trabalhos em fotografia, cerâmica, desenho, gravura em metal, instalação, estamparia, entre outros. A curadoria da exposição é de Aracy Colvero, Marcos Souto e Suzana Gruber.

Segundo Souto, a mostra serve para que esses trabalhos saiam do meio acadêmico e sejam vistos pelo grande público. "A gente trouxe as obras da universidade para o Centro para que as pessoas possam conhecer o que a gente produz e aprender um pouco sobre arte", conta o curador e acadêmico do último ano do curso.

Souto destaca que seu trabalho em gravura sobre metal tem um pouco de autorretrato. Ao criar um universo mitológico próprio, o personagem inicialmente tinha o rosto dele. Com o tempo, foi ganhando feições de caveira e uma roupa de pele de esquilos.

A também aluna Camila Zappe mistura a tecnologia e trabalha com a imagem da Vênus, da obra O Nascimento da Vênus, do artista renascentista Sandro Botticelli, no computador que vai parar no pano estampando. As imagens se repetem e formam um mosaico colorido sobre a superfície. "Minha pesquisa trata de discutir o conceito de beleza, um objeto de estudo foi essa obra e ela faz parte do meu trabalho", ressalta Camila.

Só Camila e outros dois artistas colocaram seus rostos reais nos trabalhos. Mas esse detalhe passa despercebido quando as obras expressam tantos segmentos diferentes em uma só exposição.

Os artistas

Andressa Querubini, Angelo Bissacotti Brum, Aracy Colvero, Bruno Flain, Brunna Costa, Camila Zappe, Carine Freitas, Daniel Aires, Fernanda H. Giacomini, Fernanda Grisolia, Jasson Moreira, Jefson Ferraz, Luana Oliveira, Maristela Muniz, Marcos Souto, Mateus Bolson, Roberta Santos, Suzana Gruber e Victor Ruviaro.