Dia Internacional da Mulher é lembrado pelo NEMGep e coletivos da Universidade

O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU em 1975, com a finalidade de dar visibilidade à situação de desigualdade, preconceito e discriminação que as mulheres vivem. Não é, portanto, uma data a ser comemorada. Assim, neste ano de 2013, o Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP), do Departamento de Enfermagem, está realizando atividades em parceria com a Associação de Servidores (ASSUFSM) e coletivos da UFSM com o objetivo de estimular reflexões e a compreensão sobre o real sentido da data e sobre a luta das mulheres por seus direitos, que está ligada a uma história de enfrentamentos e conquistas, que devem contribuir na superação de desigualdades.

As atividades já iniciaram nesta quinta (7), com a Formação sobre a Participação das mulheres na luta por seus direitos em

instâncias de controle social como Conselho Municipal de Direitos das Mulheres.

Nesta sexta (8), à10h30min, na Rádio Universidade, no programa Campus da Gente, acontece o “Espaço NEMGeP”, sendo link para acesso o https://www.ufsm.br/radio/radioaovivo.html. Durante a manhã e a tarde, ocorre também a intervenção silenciosa no centro da cidade. Essa atividade é promovida pelo Coletivo Marcha das Vadias. E para as 18h, na praça Saldanha Marinho (SM), está agendada a Aula Pública sobre Feminismo, com a professora Dolores Aronovich (UFCE), a Lola do blog "Escreva Lola Escreva". Atividade essa promovida pela ASSUFSM em parceria com o NEMGeP.

No sábado (9), a programação termina com a discussão  sobre a Formação Feminista, com a professora Lola Aronovich, às 8h30min, na sala 4226 do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH-centro)