Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Uso de nanocamadas na degradação de poluentes é objeto de trabalho conjunto entre UFSM e Unipampa



 

Um projeto desenvolvido na UFSM (Santa Maria) e na Unipampa (Bagé), pelos professores Edson Luiz Foletto, do Departamento de Engenharia Química e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos; Lucio Strazzabosco Dorneles, do Departamento de Física e do Programa de Pós-graduação em Física; e André Gündel, do Laboratório de Microscopia de Sonda da Unipampa, vem estudando o uso de nanocamadas na degradação de poluentes orgânicos em água.

Recentemente, foi publicado o trabalho “ZnO electrodeposition onto gold from recordable compact discs and its use as photocatalyst under solar irradiation” na revista Brazilian Jounal of Chemical Engineering, onde é descrito o reaproveitamento de CDs de áudio no processo de tratamento de resíduos. Segundo os autores da pesquisa, através da incorporação de um nanocamada de ZnO é possível seu uso como fotocatalizador.

A importância desse projeto, para os professores, está na interação científica entre as duas universidades, através dos grupos de pesquisa, visando a formação dos alunos envolvidos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9320

Publicações Recentes