Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

HUSM fará novo mutirão de atendimento neste fim de semana



 

O Hospital Universitário de Santa Maria, juntamente com o Ministério da Saúde, realizará neste fim de semana, dias 16 e 17 de março, um novo mutirão de atendimento para quem esteve na Boate Kiss no dia 27 de janeiro. Este será o segundo mutirão seguido durante fins de semana. O primeiro aconteceu nos dias 9 e 10 de março. Durante esse primeiro mutirão, foram realizados cerca de mil procedimentos, entre consultas, exames e atendimentos psicossociais. Cerca de 270 pessoas foram atendidas, no fim de semana passado.

Durante o mutirão neste fim de semana, serão feitos monitoramentos que visam classificar a exposição e a consequente manifestação de sintomas de quem esteve na Boate Kiss, bem como o grau de comprometimento de cada paciente. Para isso, foi criado um centro de atendimento multidisciplinar, onde atuam profissionais de todas as áreas da saúde. Pneumologia, neurologia, oftalmologia, fisioterapia e também clínica médica, para acompanhamento e acolhimento, estão entre as envolvidas nesse atendimento. O centro também conta com profissionais de psicologia e terapia ocupacional, para atendimento psicossocial.

A diretora geral do HUSM, dra. Elaine Verena Resener, destacou a importância da criação do centro de atendimento, juntamente com os governos estadual, federal e o Ministério da Saúde. Elaine também frisou o desafio da implantação do centro, e da sua contribuição para construção de dados clínicos que poderão ser utilizados em outras situações extremas como essa vivida em Santa Maria. Segundo Elaine, é importante que haja o acolhimento desses pacientes por parte do hospital:

– A gente recebe pessoalmente cada uma das vítimas que chega para ser atendida no mutirão – frisou.

O vice-diretor geral e diretor clínico do HUSM, Dr. Arnaldo Teixeira Rodrigues, atuou durante todo o atendimento clínico no primeiro mutirão. Ele destacou também as parcerias do Hospital Universitário de Santa Maria com o Hospital Conceição e com o Hospital de Clínicas, ambos de Porto Alegre. Segundo ele, haverá novamente o deslocamento de profissionais da saúde desses dois hospitais para o mutirão desse fim de semana, em Santa Maria. A mesma situação já havia ocorrido no último mutirão, no fim de semana passado:

– A expectativa é dar continuidade aos tratamentos – explicou Arnaldo.

De acordo com ele, mais de vinte consultórios estarão montados, onde atuarão servidores, alunos, médicos residentes e profissionais da saúde vindos de Porto Alegre. Arnaldo frisou também a importância da avaliação em curto prazo, para que o acompanhamento seja feito durante o tempo necessário. Mais uma vez, os médicos ressaltam a importância de que todos que foram expostos à tragédia compareçam ao mutirão, mesmo que não tenham manifestado qualquer tipo de sintoma.

Os interessados no atendimento devem entrar no portal do Ministério da Saúde através do link http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude, ou ligar para o telefone 136 e solicitar o acompanhamento. Todas as informações geradas serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Saúde do Estado, responsável pelo agendamento das consultas.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Nicholas Lyra – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9338

Publicações Recentes