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Bombaja participou de competição em Piracicaba



 

Equipe Bombaja UFSM – CTISM participou de competição em Piracicaba
 
A equipe Bombaja, ligada ao Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) participou, entre os dias 14 e 17 de março, da 19ª Competição Nacional Baja SAE Brasil – Petrobras realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) na cidade paulista de Piracicaba. O Baja SAE Brasil é uma competição voltada para estudantes das áreas de engenharia mecânica, elétrica e de produção. Nessa competição, os alunos são desafiados a projetar um carro fora de estrada com chassi de estrutura tubular, com quatro rodas, motor padrão Briggs & Stratton 10 HP, capaz de suportar um piloto de até 1,90m e 113,4kg, de acordo com regulamentação estabelecida. A construção dos sistemas adjacentes do veículo, como freios, trem de força, suspensão, direção, acabamento, eletrônica e estruturas é dividida entre os estudantes das equipes, e são projetados de acordo com suas ideias.
 
A competição nacional tem por objetivo testar e julgar os componentes dos veículos projetados pelos estudantes. A equipe deve se organizar como uma empresa, desde o planejamento de seu protótipo, as fases do projeto até a execução final do produto. As duas equipes da Universidade Federal de Santa Maria – Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 – foram aprovadas em todas as provas – estáticas e dinâmicas – de Segurança, Motor, Conforto, Aceleração, Velocidade, Frenagem, Suspension & Traction, desenvolvidas durante os três primeiros dias da competição. Além disso, o projeto escrito também é avaliado, bem como sua apresentação para uma banca de juízes. O último dia foi reservado para a mais importante prova, o Enduro de Resistência.
 
Prova mais esperada pelos competidores, o Enduro consiste em o veículo percorrer uma pista de terra durante 4 horas, com o mínimo de estragos e maior número de voltas possível. Seu objetivo é testar o projeto em ambiente externo, a fim de avaliar sua durabilidade. Os carros da equipe Bombaja, batizados de BJ-11 e BJ-12, receberam os números 18 e 19, respectivamente, que equivalem à colocação das equipes na competição de 2012. Nesse ano, o evento teve mais de 80 carros inscritos por equipes de quase 70 universidades de todo o Brasil e mais de 1300 participantes.
 
As duas equipes Bombaja têm componentes entre 18 e 23 anos e, para abril de 2013, planejam comemorações para o 10º aniversário do projeto. Os capitães das equipes, Tiago Ponte Lauda e Tiago Neves Zambonato, com experiência de mais de seis competições, avaliaram as provas desse ano como as mais difíceis, e acreditam que os carros tiveram desempenho comparável às melhores equipes do Brasil. Para as próximas competições, a equipe pretende executar refinos em seus protótipos a fim de corrigir os problemas ocorridos na etapa nacional.
 
O Enduro de Resistência surpreendeu todos os participantes, incluindo as equipes melhores colocadas de 2012, e todos os carros apresentaram falhas. Mesmo depois de aprovados em todos os testes, os carros da Bombaja também tiveram problemas que, segundo os capitães, aconteceram devido ao alto nível de dificuldade do circuito. Esse nível tem sido elevado com o intuito de melhor preparar as equipes brasileiras para a competição mundial. Para essa etapa, são classificadas as três universidades brasileiras que alcançam melhor colocação no ranking nacional. A equipe Bombaja/UFSM subiu uma posição no ranking nacional em comparação ao resultado de 2012, ocupando o 15º lugar geral.
 
A Equipe Bombaja conta com um novo orientador desde novembro de 2012, o professor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) Gilmar Fernando Vogel. A partir disso, os laços da Equipe com o CTISM se estreitaram. Uma nova diretoria também foi eleita em fevereiro deste ano, incluindo a primeira capitã da história da Equipe, a estudante de Engenharia Mecânica Patrícia Hepp, o vice-capitão Felipe Ugalde Pereira, Fernando Sapata Filho como capitão do segundo carro e José Sampaio Magalhães como diretor do projeto.
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