Quatro artigos do PPGI são aceitos em evento brasileiro

Quatro artigos do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) foram aceitos para publicação no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI’13), que será realizado em João Pessoa (PB), de 22 a 24 de maio. O evento é considerado o principal evento na área de Sistemas de Informação no Brasil.

Os artigos aceitos são:

“Gestão de Processos de Negócio em Curso de Sistemas de Informação: Relato de Experiência Utilizando Software Livre“, de Jessica Lasch de Moura, Gabriel Machado Lunardi (ambos graduandos em SI) e dos professores Andrea Schwertner Charão (PPGI), Patrícia Pitthan Barcelos e Benhur de Oliveira Stein (PPGI). O trabalho foi e continua sendo desenvolvido com o apoio das coordenações de CC e SI e do Laboratório de Sistemas de Computação.

“Argumentation-Based Risk Management” de autoria de Fabrício Severo de Severo e Ruan Bonilla Pozzebon, alunos de mestrado do PPGI, e Lisandra Manzoni Fontoura e Luis Álvaro de Lima Silva, professores do PPGI. A pesquisa foi desenvolvida a partir da dissertação de mestrado de ambos e visa o desenvolvimento de uma abordagem colaborativa para gerenciamento de riscos baseada na teoria da argumentação. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Computação Aplicada (LaCA) da UFSM.

“Adaptação de Processos de Software Utilizando Situational Method Engineering e Search-based Software Engineering” de autoria de Humberto Streb, voluntário em um projeto de pesquisa vinculado ao PPGI e da professora Lisandra Manzoni Fontoura. A pesquisa visa o uso de heurísticas para elaboração de processos de software otimizados adequados ao contexto de um determinado projeto. Este trabalho também foi desenvolvido no Laboratório de Computação Aplicada (LaCA) da UFSM.

“Um Processo para o uso de Linguagens de Consulta em Código Fonte” de Gustavo Cantarelli, egresso do PPGI, Cristiano de Faveri, aluno do PPGI, e Eduardo Kessler Piveta, professor do PPGI. A pesquisa foi desenvolvida a partir da dissertação de mestrado de Gustavo e o processo proposto está sendo aplicado no desenvolvimento de uma linguagem de consulta para código orientado a objetos e código orientado a aspectos, tema da dissertação de Cristiano. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos no contexto do Grupo de Linguagens de Programação e Bancos de Dados da UFSM.