Conselho Universitário dá início ao processo eleitoral para a Reitoria

Em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (12), o Conselho Universitário (Consu) deflagrou o processo eleitoral para a Reitoria da UFSM. Os conselheiros definiram as providências iniciais para o processo, que terá consulta à comunidade universitária nos dias 3 e 4 de julho.

Presidida pelo reitor, Felipe Müller, a reunião deliberou que o Consu, em conjunto com os conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho de Curadores da Instituição, será o responsável pelo pleito. Após esta definição, a reunião extraordinária foi encerrada para que os conselheiros definissem critérios que irão balizar o trabalho da Comissão Eleitoral.

Ficou estabelecido que o colegiado eleitoral será composto por todos os discentes matriculados (deverão ser instaladas urnas eletrônicas em cada cidade polo do EAD e nos municípios, onde há Unidades de Ensino), além de docentes e técnico-administrativos em educação, que tiverem vínculo com a instituição por meio da matrícula SIAPE. O peso do voto dos diversos segmentos da comunidade universitária será de um terço, considerando-se docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes, sendo que os aposentados serão incluídos em suas respectivas categorias, com o mesmo peso.

Também foram definidos os integrantes da Comissão Eleitoral, sendo um docente da ativa (professor Carlos Alberto da Fonseca Pires), um docente aposentado (professora Maria Beatriz Bolzan de Morais Carneilutti), um técnico-administrativo em educação da ativa (psicólogo Salvador Angelo Zambrano Penteado), um técnico-administrativo em educação aposentado (Maria Loura Oliveira da Silveira), dois alunos (Alisson Gabriel de Arruda e Marcelo Artur Rauber), além de outros três nomes a serem definidos pelas entidades representativas (Assufsm, Sedufsm e DCE). À Comissão Eleitoral caberá definir os prazos para inscrições das chapas e para a campanha, por meio de edital.

Por fim, definiu-se que a data da consulta junto a docentes, técnico-administrativos em educação e discentes será nos dias 3 e 4 de julho de 2013. O candidato a reitor mais votado pela comunidade universitária encabeçará uma lista tríplice que será encaminhada a Brasília. Os outros dois nomes a integrarem a lista serão escolhidos posteriormente pelo Consu. O prazo regimental para o encaminhamento da nominata ao Ministério da Educação (MEC) encerra em outubro.

Ao final da reunião, o reitor destacou que o processo eleitoral irá transcorrer de forma democrática. A próxima gestão da Reitoria da UFSM será de 2014 a 2017.

Fotos:

Ítalo Padilha.