Alunos da UFSM são sorteados para missão acadêmica em Universidade da Inglaterra

A manhã desta quarta-feira (15) reservou uma ótima surpresa para 10 acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Eles foram sorteados para uma missão acadêmica na Universidade de Montfort, Inglaterra, com todas as despesas pagas. Exatos 5.917 alunos – mais de 20% do total de matriculados na instituição – inscreveram-se para o sorteio eletrônico, que ocorreu às 9h30min, no Espaço Multiuso, no Campus, sob responsabilidade do Centro de Processamento de Dados (CPD) e com auditoria do professor do Colégio Técnico Industrial (CTISM), Guilherme Dhein.

Após as boas-vindas do assessor de Relações Internacionais, Ney Luis Pippi, o reitor, Felipe Müller, explicou que a iniciativa solidária da Universidade de Montfort após a tragédia da Kiss foi disponibilizada a todos os alunos da UFSM, tanto de cursos presenciais quanto EaD, sem necessidade de domínio da língua inglesa. “As pessoas se mobilizaram para tentar uma experiência internacional, e isso é muito bom”, avaliou.

Em inglês, ele agradeceu à Universidade de Montfort pela oportunidade. Sediada em Leicester, a instituição inglesa costuma oferecer missões acadêmicas para universidades de cidades atingidas por tragédias em todo o mundo. O sorteio foi transmitido via multiweb para ser acompanhado por representantes da Montfort.

Alunos têm até 20 de maio para confirmar participação

O estudante do 4º semestre de Zootecnia, Silvandro Tonetto de Freitas, 23 anos, ficou sabendo que havia sido um dos sorteados por mensagem de celular enviada por uma amiga. Mas só vibrou mesmo quando certificou-se que seu nome estava entre os 10 primeiros. “Fiquei muito faceiro. Sempre é bom conhecer novas culturas”, afirmou. Silvandro integra o grupo de apadrinhamento de intercambistas da UFSM. No momento, ele apadrinha uma universitária inglesa.

Os alunos sorteados terão até 20 de maio para confirmar a participação na missão e até 21 de junho para apresentação dos documentos necessários para a viagem. A confirmação deve acontecer através de envio de e-mail para a Secretaria de Apoio Internacional (SAI), pelo sai@ufsm.br. Também foram sorteados 20 suplentes, que serão chamados se abrir vaga.

A viagem será realizada de 15 a 23 de outubro. O grupo de alunos deverá ser acompanhado pelo reitor. A universidade inglesa irá custear as despesas aéreas e de hospedagem. Já o translado até o aeroporto de Porto Alegre e o seguro internacional serão bancados pela UFSM.

A assistente do Gabinete do Reitor e assessora substituta de Relações Internacionais, Liliane Gontan Timm Della Mea, relata que há cerca de 10 oportunidades de mobilidade acadêmica internacional oferecidas pela UFSM neste semestre. A novidade é um convênio com o Instituto Superior de Bragança, Portugal. Também há inúmeras possibilidades de intercâmbio por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal.

Para ver o resultado do sorteio, CLIQUE AQUI

Repórter: Ricardo Bonfanti.