Candidatos à Reitoria da UFSM farão quatro debates oficiais

A Comissão de Consulta à Comunidade para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e representantes das três chapas que disputam a eleição definiram nesta terça-feira (21) a realização de quatro debates oficiais. No dia 11 de junho, o debate será em Frederico Westphalen, à tarde; e em Palmeira das Missões, à noite.

Em Santa Maria, serão dois encontros para os candidatos exporem suas propostas. No dia 19 de junho, às 15h, o debate será no campus, voltado à comunidade universitária, e no dia 26 de junho, às 18h, na Câmara de Vereadores, aberto à comunidade em geral. O formato dos debates ainda está sendo discutido pela comissão e representantes das chapas e deverá ser divulgado nos próximos dias.

Campanha tem regras rígidas

O Regimento Interno de Consulta à Comunidade proíbe, desde o dia 14 de maio até as 23h59min de 1º de julho, a veiculação de matérias pagas e anúncios em veículos de comunicação; o recebimento de contribuição financeira e material de partidos políticos e de entidades externas e internas da UFSM; e fazer panfletagem, bandeiraços e passeatas dentro da instituição com pessoas que não integrem a comunidade universitária.

Também está vetada a colocação de material de campanha com cola e utilização de spray em locais como árvores e postes nas áreas da UFSM. Nos demais espaços, devem ser seguidas as normas dos códigos de postura dos municípios. Os candidatos que desrespeitarem as normas estarão sujeitos à exclusão do processo de consulta.

Eleição será nos dias 2 e 3 de julho

A consulta à comunidade universitária será nos dias 2, nos polos de Ensino a Distância, e 3 de julho, na UFSM. Poderão votar, de forma paritária, professores e técnico-administrativos ativos e aposentados e estudantes.

Concorrem a reitor e vice Paulo Burmann e Paulo Bayard (chapa 1), Felipe Müller e Dalvan Reinert (chapa 2) e Eduardo Rizzatti e Thomé Lovato (chapa 3).

Repórter: Ricardo Bonfanti.