PROFITECS tem início nesta quinta-feira com novidades na programação cultural

A 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias (Profitecs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem início nesta quinta-feira (23) com novidades na programação cultural. Até sábado (25), música, dança, cinema, entre outras atrações, vão tomar conta do Centro de Eventos da UFSM, por onde deverão passar cerca de 30 mil visitantes, entre estudantes e comunidade em geral. A entrada é gratuita, mediante retirada de pulseira na entrada.

Pelo Palco Cultural vão passar, nos três dias, inúmeras atrações, a exemplo das bandas da Base Aérea de Santa Maria, da 3ª Divisão do Exército, da Brigada Militar, Orquestra de Cordas, além de bandas de rock e apresentações musicais de escolas. A dança e o teatro também terão destaque, com performances de estudantes do ensino médio.

No sábado, último dia do evento, haverá ainda desfile da Associação de Veículos Antigos de Santa Maria e apresentações do Projeto Cuíca, do Grupo de Danças Gaúchas do DTG Noel Guarani, da UFSM, do grupo musical Pipa, que une teatro e música com temática relacionada à educação, além de desfile de motociclistas dos Gaudérios do Asfalto e shows dos convidados especiais Vitor Caprioli, Ana Negrello, Pylla e banda C14 e as bandas Brisocks, Old Bikers e Casaco Marrom.

Uma das novidades da programação cultural da 3ª Profitecs será o Cine Clube Abelin nas Nuvens, com a exibição, na manhã de sábado, de filmes de curta-metragem adaptados de obras literárias produzidos por alunos da Escola Professora Margarida Lopes.

Ainda relacionado a cinema, os visitantes da 3ª Profitecs que estiverem com a pulseira do evento terão 50% de desconto no cinema 6D no Royal Plaza Shopping. A promoção é válida durante os três dias da programação.

Os admiradores de cães poderão conferir apresentações da raça Border Collie, a cargo do Canil Fazenda da Meia Lua, na pista central do Centro de Eventos. E a Rua das Artes, organizada pelos cursos do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, também disponibilizará atrativos variados.

A programação cultural completa pode ser conferida no site ufsm.br/profitecs.

Roteiro pelo campus:

Os visitantes da 3ª Profitecs também poderão conhecer o campus da UFSM. Ônibus e microônibus farão roteiros, a cada meia hora, com paradas em pontos como o Colégio Politécnico e o prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo. Guias acompanharão os trajetos para repassar informações.

Educação em debate:

O ensino médio politécnico estará em debate na 3ª Profitecs. O evento Diálogos da Educação será realizado na sexta-feira (24), a partir das 8h30min, no Lonão Cultural do Centro de Eventos. A organização é da 8ª Coordenadoria Regional de Educação e pró-reitorias de Extensão e de Graduação da UFSM.

Casa Popular Eficiente:

Outra novidade da 3ª Profitecs será a Casa Popular Eficiente, projeto que está sendo desenvolvido na UFSM com a utilização de materiais alternativos, como tijolos de solo cimento e telhas tetra-pack, e soluções sustentáveis. O protótipo, que surge como alternativa viável e ecologicamente correta, poderá ser visto pelos visitantes no Centro de Eventos.

Repórter: Ricardo Bonfanti.

Notícia vinculada a