3ª Profitecs chega ao fim com avaliação positiva

A 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) chega ao fim neste sábado (25) com avaliação positiva. O coordenador, pró-reitor de Extensão João Rodolpho do Amaral Flores, destaca que o evento atingiu seu propósito de evidenciar os inúmeros potenciais acadêmicos da Universidade, com grande adesão dos setores internos envolvidos e de parceiros junto à comunidade. “A Profitecs se tornou um espaço múltiplo, plural”, avalia.

De quinta-feira até este sábado, 25 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos da Universidade, em sua maioria estudantes de ensino médio de cerca de 250 escolas. Além de o público ter superado o da edição anterior, o pró-reitor destaca que o número de ônibus vindos de outras cidades praticamente dobrou, chegando a 370. Desta forma, mais estudantes conheceram os cursos da UFSM, o que tende a reduzir a evasão após o ingresso.

Entre os destaques do último dia do evento, desfiles de veículos antigos e de motociclistas, apresentação de cães adestrados, além de shows com convidados especiais. Famílias inteiras acompanharam a programação.

“Gostei da iniciativa, pois orienta os alunos e é um evento com diversos atrativos”, comentou Antônio César Alves, que visitou o Centro de Eventos com a esposa e o filho vestibulando. Uma pesquisa para avaliar o índice de satisfação dos visitantes da 3ª profitecs foi realizada e será divulgada nos próximos dias.

Para as próximas edições da Profitecs, segundo o coordenador, a intenção é dispor de mais um pavilhão, com palco, que possa centralizar os projetos de pesquisa. A obra, orçada em R$ 2 milhões, deve ser concretizada com verba parlamentar e recursos próprios da Universidade.

Outras melhorias também estão previstas para o Centro de Eventos, como um espaço maior para o restaurante alternativo. Também é intenção ampliar ainda mais as parcerias, incluindo setores empresariais que tenham ligações com as diferentes áreas de ensino.

Repórter: Ricardo Bonfanti.

Notícia vinculada a