O arte#ocupaSM promete surpreender quem for à Gare da Viação Férrea de Santa Maria até este sábado (1º). A segunda edição do evento apresenta as mais diversas formas de manifestação artística, como esculturas, pinturas, esquetes teatrais, apresentações musicais, instalações e performances. Nesta sexta-feira (31), o evento acontece das 14h às 22h. Amanhã, das 10h às 17h. A entrada é franca. A realização é do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM e Prefeitura de Santa Maria.

A segunda edição do arte#ocupaSM reúne mais de 60 artistas, alguns deles vindos de países como Argentina e Colômbia, todos dispostos a criar e a propor reflexão. “É um evento diferente e único. Permite que o artista crie seus anseios, e é uma exposição dinâmica. Os artistas levam seu trabalho a sério e querem ampliá-lo ainda mais nesse contato com o público”, explica a curadora, a professora do CAL Rebeca Stumm.
O arte#ocupa propõe uma arte em constante mutação. “O artista permanece no local grande parte do tempo, junto com o trabalho, podendo mudá-lo para que se amplie, se aprofunde”, destaca Rebeca. Ela relata que todos os projetos inscritos a partir de uma convocatória foram aceitos pela curadoria, com base em “critérios da arte”. Neste ano, o evento tem como temática “existindo juntos”.
Desde terça-feira (28), estão sendo realizados workshops, intervenções e performances diversas. O Coletivo (Des)Esperar, formado por artistas graduados em Artes Visuais pela UFSM, por exemplo, está coletando fragmentos de falas dos participantes para registrá-los nos trilhos dos trens. “Os leitores é que vão produzir sentidos”, diz Franciele Garlet, uma das integrantes.
Além de oportunidade única para o público apreciador de artes, o arte#ocupaSM serve de laboratório de prática cultural para estudantes do CAL. Muitos deles também estão atuando como tradutores para os artistas de língua espanhola.
A segunda edição do arte#ocupaSM é uma promoção do grupo Momentos Específicos, integrado por artistas que realizam ações poéticas junto a diferentes segmentos da sociedade. O apoio é do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do MEC/Sesu.
A programação completa dos dois últimos dias do evento pode ser conferida aqui.
Repórter: Ricardo Bonfanti.