Alunos de Gestão de Turismo visitam o município de São Miguel das Missões

Acadêmicos da Unidades Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins (Udessm) realizaram no dia 13 de maio uma visita técnica a São Miguel das Missões. Ao todo, 29 alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, acompanhados pela professora Luciana Traverso, visitaram as ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, bem como a Fonte Jesuítica, o hotel Tenondé e o Ponto de Memória Missioneira, onde desfrutaram da demonstração do Tatarandê (ritual de comunicação entre as reduções dos Sete Povos através do fogo).

Ao anoitecer, os estudantes apreciaram o Espetáculo de Som e Luz, no qual a história das missões jesuíticas é narrada na voz de grandes atores brasileiros, tendo como pano de fundo as ruínas de São Miguel. A gravação da narrativa é acompanhada de efeitos de sonoplastia e luzes coloridas que fazem os espectadores reviverem imaginativamente a história de ascensão e queda dos Sete Povos das Missões.

A visita teve o intuito de demonstrar a importância da história da região, utilizada como uma forma de desenvolver o turismo e preservar a cultura do Rio Grande do Sul. A atividade foi organizada pela acadêmica Jaqueline Rosa, que está no 3° semestre do curso e é colaboradora voluntária do Laboratório do Curso de Turismo (Laturis).