Formula UFSM viaja rumo a Lincoln

A equipe Formula UFSM viajará nesta sexta-feira (14) para Lincoln, cidade localizada no estado de Nebraska (EUA). Lá, a equipe da Universidade Federal de Santa Maria irá participar do Formula SAE West, competição de nível mundial da categoria Formula SAE.

O time, que ano passado foi vice-campeão brasileiro da categoria, é composto por estudantes dos cursos de Engenharia da universidade, que empregam o conhecimento adquirido em pesquisa e nos respectivos cursos, no projeto e fabricação de um protótipo voltado para competição. Os campeonatos dos quais a equipe participa são regidos pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), que impõe normas à categoria, fazendo assemelhar-se a competições de mais alto nível, como a Fórmula 1.

O veículo que irá competir no Estados Unidos emprega tecnologia de ponta, contando com uma ECU do modelo Motec M800, responsável por monitorar, em tempo real, através de sensores, as atividades em cada sistema do carro, além de fornecer recursos como controle de tração e arrancada. Além disso, o protótipo é movido por um motor proveniente de uma moto Honda CBR 600 RR, que leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. A maioria dos demais componentes do veículo é desenvolvida pela equipe e/ou fornecidos por parceiros e patrocinadores do Formula UFSM.