Estudantes de Jornalismo e Relações Públicas fazem visitação técnica a veículos de comunicação em Porto Alegre

Com o objetivo de conhecer os grandes veículos de comunicação da capital gaúcha, estiveram em viagem, terça (11) e quarta-feira (12), os acadêmicos do 5º semestre do curso de Jornalismo e 2º e 4º semestre do curso de Relações Públicas da UFSM/Campus Frederico Westphalen, acompanhados das professoras Karen Kraemer e Lana Campanella.

O roteiro de visitação iniciou pelo Correio do Povo e se estendeu até a Rádio Guaíba, na manhã da terça-feira. Na tarde desse mesmo dia, os estudantes puderam conheceram a redação dos Jornais Diário Gaúcho e Zero Hora e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), onde funciona a Famecos, Faculdade de Comunicação Social.

Já o dia seguinte iniciou com um passeio pela redação e estúdios da RBS TV. À tarde, os comunicadores ainda visitaram o Grupo Band, onde funcionam a TV Band, Rádio Band, Band News, Rádio Ipanema e Jornal Metro.

Para a acadêmica do 5º semestre de Jornalismo, Viviane Lara, a visita foi de fundamental importância. “É assim que percebemos na forma prática como realmente as coisas acontecem e, sendo esses veículos de comunicação os maiores de nosso estado, estamos tendo contato com o que tem de melhor na comunicação”, ressalta.

Ela também acredita que é por meio desse conhecimento que os alunos se encontram com o seu querer pessoal, que percebem o que realmente os atrai no jornalismo. “Com esse contato conseguimos ver o que queremos para nosso futuro profissional. A rotina de produção e principalmente a estrutura foi o que mais me impressionou”, conta Viviane.