Ato de entrega de produtos da agricultura familiar ocorreu nesta quarta-feira

Aconteceu nesta quarta-feira (19), na frente do RU Campus I, o ato público de descerramento da placa que anuncia a consolidação e o reconhecimento da Administração Central da UFSM em relação ao fornecimento de produtos oriundos da agricultura familiar produzidos em Santa Maria e região.

Desde o início do primeiro semestre, via chamada pública, a UFSM passou a adquirir alimentos produzidos na agricultura familiar. A cooperativa vencedora do edital foi a Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra (Uni-UFSM/Coperterra) e, por conta disso, desde o mês de maio, fornece o leite e o pão para consumo nos RU’s da Universidade.

A UFSM é a segunda universidade do Brasil a participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Institucional do governo federal, que tem como objetivo a aquisição de alimentos produzidos diretamente dos produtores e fornecedores da agricultura familiar.

Estiveram presentes no evento, o reitor Felipe Muller e o vice-reitor Dalvan Reinert, o pró-reitor adjunto de Extensão José Marcos Froehlich, e os representantes da Coperterra, o diretor político da cooperativa Antonio Carlos Pereira e também o diretor Julieder Broglio.

Segundo o reitor, Felipe Muller, essa parceria é de extrema importância para a universidade. “Poder transferir os recursos da universidade para os produtores da agricultura familiar irá gerar renda e dignidade para os trabalhadores da região”. O descerramento da placa “Este RU adquire produtos da agricultura familiar através do programa de aquisição de alimentos”, localizada na frente do RU, foi efetuado pelos presentes. Também foram entregues cestas dos produtos da cooperativa ao reitor e ao vice- reitor.

Fotos: Ítalo Padilha.
Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.