Candidatos a reitor discutiram propostas no Campus da UFSM

Os três candidatos a reitor da Universidade Federal de Santa Maria realizaram na tarde desta terça-feira (18) o único debate previsto para o Campus da UFSM no período de campanha, que vai até 1º de julho. Foi o terceiro dos quatro encontros definidos pela Comissão de Consulta à Comunidade. No dia 11, os debates foram realizados nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. No próximo dia 26, a comunidade santa-mariense poderá conhecer as propostas dos candidatos às 18h, na Câmara de Vereadores.

Em reunião na segunda-feira (17) entre a Comissão de Consulta à Comunidade e representantes das coordenações de campanha das candidaturas, ficou definido que os 200 lugares do Espaço Multiuso do campus, local do debate, seriam distribuídos igualitariamente entre as três chapas (60 para cada), e os restantes ficariam para as entidades representativas dos docentes, técnico-administrativos em educação e alunos. Também ficou definida a montagem, no espaço externo, de uma estrutura de lona com telão para quem não tivesse acesso ao Multiuso.

No primeiro bloco, quando Paulo Burmann (chapa 1), Felipe Müller (chapa 2) e Eduardo Rizzatti (chapa 3) tinham cinco minutos cada para apresentação e explanação de suas propostas, houve solicitações de entrada no auditório. Após breve reunião entre a Comissão de Consulta e representantes das chapas, optou-se pela liberação do acesso.

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas como controle de frequência eletrônico, transporte coletivo e internacionalização. Os dois blocos seguintes foram para perguntas por escrito do público, sorteadas pelo mediador, o jornalista Cândido Otto da Luz. Primeiro, perguntas específicas para cada candidato, com comentários dos demais. Depois, questionamentos em comum para os três debatedores. As perguntas foram sobre temas como jornada de trabalho no Husm, expansão e descentralização do vestibular. No bloco final, os candidatos tiveram cinco minutos cada para considerações finais.

O debate foi transmitido ao vivo pelo canal Multiweb da UFSM, pela Rádio Universidade 800 AM e pela TV Campus. A gravação pode ser conferida, clicando aqui

A eleição do reitor e vice da UFSM para a gestão 2014-2017 será nos dias 2 (nos polos de Ensino a Distância) e 3 de julho (nos campi da UFSM).

Fotos: Ítalo Padilha.
Repórter: Ricardo Bonfanti.