Comitê Ambiental da Casa do Estudante realiza ações e discussões sobre sustentabilidade

No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente, data criada em 1972, quando ocorreu a Conferência das Nações Unidas. Durante a semana de 3 a 8 de junho, uma série de atividades ocorreram na UFSM, principalmente em frente ao Restaurante Universitário (RU), chamando a atenção dos estudantes ao Comitê Ambiental da Casa do Estudante Universitário (CEU).

A ideia inicial do Comitê foi planejar algo que simbolizasse o dia 5 de junho. No entanto, com a quantidade de temas para colocar em discussão, como alimentação, saúde, água e mobilidade urbana, as atividades se estenderam para uma semana.
Como se trata de um projeto de extensão, o intuito do grupo era fazer atividades dentro e fora do campus, principalmente por alguns membros já realizarem atividades de recreação pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Assim, organizaram oficinas de pufes feitos com garrafas pet, que foram oferecidas na sala do Comitê e na própria horta. As intervenções, em frente ao Restaurante Universitário e na sala, reuniram mostras de trabalhos feitos com lixo. Outros mutirões foram organizados na horta, para dar maior visibilidade ao Comitê. Rafael Dazord, integrante do grupo, diz que só buscando essa visibilidade, conseguiram uma maior interdisciplinaridade com outros grupos.

De acordo com Eduardo Moreira, outro membro, muitos estudantes não sabiam da existência do Comitê Ambiental. Com a nova pintura feita na porta da sala, e as intervenções durante a Semana do Meio Ambiente, algumas pessoas se mostraram curiosas. Inclusive, o grupo passou a perceber outros conjuntos com iniciativas parecidas, dos quais não tinham conhecimento.

O grupo é formado por poucos alunos, de diferentes cursos, e a sala onde se reúnem é localizada na CEU II. O Comitê é responsável, principalmente, por uma horta cultivada na parte de trás da Casa. Lá, plantam temperos, alface, aveia, moranga, goiaba. O que plantam, depende da época e da estação do ano. Com o recente tempo frio, a plantação tem prejuízos por conta das geadas. O milho, por exemplo, morreu. Para resolver o problema, foi plantada cana de açúcar, para que pelo menos o vento seja bloqueado. Também, cravo, flor que exala um aroma que espanta formigas. Rafael acrescenta que, no entanto, o solo da horta é ruim, pois é localizada em uma terra de construção. Quando começam a cavar, encontram restos de ferro, tijolo, e canos. A compostagem é feita com o lixo orgânico da CEU e do RU.

Para Rafael, faz diferença plantar uma alface ou um tempero. Afinal, são os moradores da casa que usufruem dos produtos da horta. Estes estudantes precisam cozinhar durante o final de semana, além dos que são vegetarianos. Assim, a horta traz benefícios.

Entre as dificuldades que o Comitê Ambiental enfrenta, está a falta de recursos. Os integrantes conseguem os materiais com amigos e com a doação de alguns centros. A professora responsável pelo projeto, Elisabete Dockhorn, também conseguiu equipamentos provenientes do Colégio Politécnico.

Há, também, o problema da troca de estudantes. Os atuais membros contam que quando assumiram, a sala que ocupam estava em situação deplorável. Cada projeto escrito tem duração de três anos, e além do orçamento, é feita uma mudança no nome. Atualmente, se chama Projeto de Educação Ambiental.

O comitê busca motivar a comunidade acadêmica a seguir um modo de vida mais sustentável. Além da horta comunitária, é desenvolvida a separação de lixo orgânico e seco, a reciclagem de garrafas pet e o recolhimento de resíduos orgânicos.
Para quem quiser saber mais sobre as atividades, pode acessar o perfil do comitê no Facebook.

Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo.
Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.